São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morcego com raiva é achado em SP

MARCELO OLIVEIRA; JOÃO WAINER
DA REPORTAGEM LOCAL

Um morcego insetívoro (que come insetos) contaminado pelo vírus da raiva foi encontrado no parque Trianon, na avenida Paulista (zona sudoeste de São Paulo).
Desde 1990, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São Paulo não diagnosticava a presença de morcegos com raiva no município.
A descoberta, mantida em segredo desde março, foi revelada somente este mês, depois de a reportagem da Folha encontrar casualmente técnicos do CCZ realizando uma captura no parque.
Buscas periódicas
Desde que os exames para raiva no morcego encontrado no Trianon deram positivo, o CCZ vem realizando buscas periódicas no local e elabora um plano para realizar capturas periódicas nos demais parques da cidade.
Ao todo, já foram realizadas dez sessões de captura pela equipe do centro, composta por apenas quatro pessoas, que também devem dar conta de atendimentos em domicílios -uma média de dez visitas por mês.
Segundo a veterinária Luciana Hardt Gomes, diretora da divisão de raiva do CCZ, o centro está elaborando um plano de capturas em outros parques da cidade. Para isso, funcionários do centro vêm sendo treinados.
Na última semana, o CCZ realizou uma captura de instrução no Trianon.
Nas sessões de captura já realizadas, segundo Luciana, foi encontrado mais um morcego, mas os testes para raiva deram negativo.
Contato perigoso
A espécie de morcego encontrada no parque, insetívora, não costuma atacar o homem. Entretanto, Luciana alerta que qualquer contato direto com um morcego pode transmitir a doença.
"Se uma pessoa tiver qualquer contato direto com um morcego, deve procurar o serviço de saúde (leia texto abaixo)", afirma.
Segundo Luciana, o morcego do Trianon deve ter contraído raiva de outro morcego contaminado.
Os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, transmissores naturais da raiva, coabitam com os insetívoros e os frutívoros (que comem só frutas).
A 50 km de São Paulo, em Mogi das Cruzes, está ocorrendo uma epizootia (epidemia em animais) de raiva transmitida por hematófagos (leia texto abaixo).

Colaborou João Wainer, repórter fotográfico

Texto Anterior: Médicos vão à Justiça contra 'roleta-russa'
Próximo Texto: Vale do Paraíba tem epidemia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.