São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FATBOY SLIM

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Às vezes dá impressão que vivemos num limbo musical. Em condições normais, um som como o do Fatboy Slim era para estar saindo de cada alto-falante de cada carro da cidade de São Paulo. Mas (a realidade é dura) o disco nem saiu no Brasil.
Ouça "Going Out Of My Head", um hit em algumas raves e clubes daqui, com riff de guitarra apropriado de "I Can't Explain", do The Who.
Enquanto isso, "Everybody Loves A 303", uma homenagem ao equipamento mais usado no tecno (o baixo eletrônico TB-303), é um passo bem mais fundo na grande piscina da insanidade.
O Fatboy grava pelo selo Skint, um dos grandes templos do big beat.
Ele é um produto diverso porque é fruto de uma mente diversa. O homem por trás de tudo é Norman Cook, que começou a carreira fazendo rock melódico com os Housemartins, entrou no pop eletrônico com o Beats International, fez acid jazz com o freakpower, e desenvolveu direções house underground com o Mighty Dub Katz.
No Fatboy Slim, a abordagem de Cook é o equivalente sonoro de um louco que acaba de se livrar da camisa-de-força, botou um nariz de palhaço e saiu abrindo todas as portas das celas, soltando os sons mais tortos, os grooves mais incontroláveis, as referências mais absurdas.
Sempre é bom lembrar que o título desse disco é "vivendo melhor através da química".
O detalhe importante aqui é que ele nunca deixa de manter um pé firme no pop, tornando toda essa maluquice digerível para ouvidos pouco acostumados.
É um cara que sabe como funcionam as engrenagens de um hit. Como disse a revista Mixmag, "Sou Paul McCartney, não John Lennon!"
(CR)

Disco: Better Living Through Chemistry
Artista: Fatboy Slim
Lançamento: Skint, importado
Quanto: R$ 24, na Mo'Better (r. Nazaré Paulista, 438, tel. 011/873-2589)

Texto Anterior: SUPERCHARGER
Próximo Texto: Os CDs mais vendidos da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.