São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de Tunga explica ao desexplicar

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REDAÇÃO

O universo não-linear de Tunga acaba de ganhar sua mais completa tradução. O livro "Barroco de Lírios" (Cosac & Naify Edições), do próprio artista, que será lançado hoje em São Paulo, traz pela primeira vez um panorama generoso da criação tunguiana.
E como segue o paradigma sem paradigmas do artista, o livro não traz esforço algum de explicar a obra de Tunga. Mas explica.
Não há parentesco algum com um guia, não há textos críticos nem didáticos, nem um esforço em seguir alguma linearidade.
Mas Tunga se explica com textos barrocos sobre suas criações e, sobretudo, com a junção de uma série elástica delas em um mesmo volume.
No caminho de Tunga existe um percurso natural de "reatualização" de suas obras: "Achando o novo de novo, reencontro o novo no velho", escreve no livro.
Apresentadas em momentos distintos de suas aparições e ao lado de outros projetos, suas criaturas, que podem envolver desde besouros amazônicos até garotas nuas, ganham coerência dentro da bagunça. "Sempre gostei de bagunça. Não de ordem nem de desordem. Bagunça", escreve o artista logo no início da obra.
Não existe problema em chamar "Barroco de Lírios" de obra, no sentido artístico, pois é artística a concepção e edição desse livro. Com 217 ilustrações em papéis de diversas naturezas e gramaturas, "Barroco" chega ao barroquismo de trazer uma fotografia de uma trança que, desdobrada, tem mais de um metro. Não é Rapunzel.
Como diz Catherine David, curadora da última Documenta de Kassel -da qual o artista participou-, "a obra de Tunga é uma fábula de origem desconhecida".

Livro: Tunga - Barroco de Lírios
Autor: Tunga
Lançamento: Cosac & Naify Edições
Quanto: R$ 105 (308 págs.)
Onde: livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, loja 151, tel. 011/285-4033)
Quando: hoje, a partir das 18h30

Texto Anterior: A difícil arte de desenhar na Web
Próximo Texto: Edith Derdyk lança livro de prosa 'porosa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.