São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba cuida de vítimas de césio-137 e de Chernobyl

DO ENVIADO ESPECIAL

Alguns dos contaminados no acidente de Goiânia foram atendidas em Cuba por um programa especial de acompanhamento de vítimas de acidentes radioativos.
O mesmo programa já atendeu 18.600 crianças vítimas do acidente nuclear de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia.
Segundo o biofísico Omar Garcia, do Centro de Proteção Radiológica de Cuba, o plano de atendimento a vítimas de acidentes radioativos atende hoje cerca de 300 crianças ucranianas.
O programa trata também de outras doenças dessa população, não relacionadas necessariamente ao problema da contaminação.
O atendimento aos brasileiros em Cuba foi há cinco anos. Antes desse atendimento, Garcia viajou ao Brasil e participou do acompanhamento de crianças atingidas pela radiação do césio-137.
Segundo ele, os pacientes são recebidos pelos médicos no aeroporto de Havana e encaminhados a acampamentos ou hospitais (casos mais graves) especializados no atendimento de pessoas contaminadas por radiação. Nos acampamentos, ficam em chalés com capacidade de duas a dez pessoas.

Texto Anterior: Metade dos acidentes é desconhecida
Próximo Texto: Cingapura é 'vendido' por R$ 4.500
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.