São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por experiência, Kuerten 'desiste' de Copa

FERNANDA PAPA
ENVIADA ESPECIAL A PARIS

Confirmado o convite para jogar em Moscou, Gustavo Kuerten parte amanhã para a capital russa, onde vai se preparar e disputar -provavelmente- o último torneio da temporada, a Kremlin Cup, que começa na segunda, no estádio Olímpico daquela cidade.
O seu técnico, Larri Passos, e o manager, Jorge Salkeld, tiveram de esperar até as 13h de ontem, em Paris, para conversar com Kuerten e saber qual torneio seria mais interessante para ele jogar.
Além de ir a Moscou, tinha como opções jogar em Estocolmo, na Suécia, ou em Santiago, no Chile.
Na capital sueca, Kuerten teria pela frente uma chave bem mais difícil, com quatro dos dez primeiros do mundo confirmados e outros dois esperando convite.
A possibilidade de ir à capital chilena, onde jogaria no saibro, sua especialidade, foi descartada.
Entretanto, representava uma chance maior de Kuerten conseguir se classificar para a Copa do Mundo, que acontece a partir do dia 10 de novembro, em Hannover, Alemanha, e reúne os oito melhores tenistas da temporada.
Escolha de Kuerten
Optou-se, como Kuerten havia afirmado preferir, pelo torneio em quadra de carpete, na qual o brasileiro tem colecionado fracassos.
"Matematicamente, as chances do Gustavo seriam maiores em Santiago, no saibro, mas a escolha foi outra", disse Salkeld, 35.
O brasileiro, que até ontem era o décimo da lista para a competição em Hannover, insiste em dizer que seu objetivo não é jogar a Copa do Mundo, mas adquirir experiência em quadra coberta e de carpete.
"Acho mais importante eu jogar outro torneio e continuar treinando para conseguir ajustar meu jogo nesse piso", comentou o tenista, que ontem à tarde treinou por duas horas com Passos.
Este também insistiu para que o tenista continuasse jogando a temporada indoor européia, pois dá prioridade à necessidade que Kuerten tem de "destravar" seu jogo em pisos como o de Paris.
"Ele precisa aprender a jogar em quadras assim se quiser ficar entre os melhores do mundo", afirmou Passos, que não se conformava com alguns erros do pupilo no jogo de anteontem à noite.
"Se for para ficar empurrando bola, melhor ficar só no saibro, onde dá para voltar ao jogo depois de umas bobeadas. Mas não é isso o que a gente quer", disse.
Kuerten evitou falar de tênis, de suas atuações ou da escolha feita.
Só comentou sobre a cidade de Moscou: "Eu sempre quis conhecer, mas não sei se com um frio de dez graus negativos. De qualquer forma, vou poder usar um sobretudo que ganhei em um sorteio no Torneio de Viena, na Áustria", disse à Folha.

Texto Anterior: Jogo da Lusa deve ser no Parque São Jorge; Partida entre Santos e Vitória será no sábado; Atlético-MG goleia e joga final da Conmebol
Próximo Texto: Briga por vaga na Copa movimenta Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.