São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engatinhando

CARLOS SARLI

Pouco se falou sobre o Ironman realizado no último dia 18, no Havaí. Mesmo com a beleza e a saúde brasileiras muito bem representadas por Fernanda Keller, terceira colocada na competição. Fica difícil de entender, já que o triatlo brasileiro é um dos mais fortes do planeta, inclusive com um título mundial de Leandro Macedo.
A 19ª versão da competição foi, como de costume, marcada pela emoção. Dos quase 1.500 atletas inscritos, 177 tinham mais de 50 anos, 13, mais de 70. Na categoria "Physical Challenge", para deficientes físicos, foram cinco atletas. Encararam 3,8 km de natação, 180 km pedalando e 42 km correndo.
A vitória do alemão Thomas Hellriegel em 8 horas e 33 minutos, quase meia hora acima do recorde, não pode ser omitida, mas não é a melhor história dessa ultramaratona.
A parte mais dramática da prova foi protagonizada por duas americanas, classificadas entre as dez melhores triatletas do mundo: Sian Welch e Wendly Ingraham. Elas passaram a prova inteira se revezando nas cinco primeiras colocações. Na reta final, lado a lado, começaram a cambalear. Pernas tortas, corpo pendendo, elas caem. Num esforço sobre-humano, se levantam e dão mais alguns passos em direção à chegada. Mas caem novamente, trombando uma na outra.
As equipes de apoio, desesperadas, não podem ajudar. Elas se levantam novamente, continuam por alguns metros, mas caem mais uma vez. Esgotadas, resolvem engatinhar. As duas de quatro, na disputa pelo quarto lugar. Engatinhando, Wendy, até então em quinto, ultrapassa Sian. O público ficou mudo. As duas vão até a linha de chegada se trombando, e Wendy vence por um dedo.
Para o Brasil, uma boa notícia. Foi aprovada a realização do primeiro Ironman no país. Com patrocínio do Pão de Açúcar, a prova será em Porto Seguro, Bahia, em 98.

Texto Anterior: Paulista-98 pode consolidar sistema de castas
Próximo Texto: WQS; Windsurf; Skate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.