São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja faz simpósio sobre antijudaísmo

Papa fará documento sobre o tema

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 60 teólogos católicos, protestantes e ortodoxos de todo o mundo participam a partir de hoje de um simpósio no Vaticano que avaliará "as raízes do antijudaísmo no ambiente cristão".
O evento, realizado a pedido do papa João Paulo 2º, discutirá possíveis erros da Igreja Católica, como a Inquisição.
O Vaticano diz que o simpósio abordará o tema "antijudaísmo", e não o "anti-semitismo", tentando deixar claro o aspecto religioso, e não político, do debate.
As conclusões do simpósio serão entregues a João Paulo 2º, que prepara um documento sobre o tema.
Ontem, o jornal italiano "Il Manifesto" (de esquerda) dedicou suplemento especial ao tema. Disse que "um ato de arrependimento não é suficiente para lavar pecados cometidos em 2.000 anos".
O Centro Simon Wiesenthal, especializado na caça a nazistas, pediu ao papa a abertura dos arquivos do Vaticano sobre o pontificado de Pio 12, acusado pelos historiadores de ter mantido "silêncio" sobre o Holocausto. A questão não deverá ser discutida no evento.

Texto Anterior: Pinochet define hoje nome de sucessor
Próximo Texto: Eleição tem 30% de indecisos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.