São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A MELHOR DINASTIA

Em aproveitamento de vitórias, Chicago Bulls dos anos 90 se impõe diante de outros supertimes da história
Talvez pela primeira vez nos anos 90, um campeonato da NBA começa sem cartas marcadas. Pelo menos oito equipes surgem com chances de chegar às finais.
Do lado Oeste, aparecem com força Utah, LA Lakers, San Antonio, Houston e Seattle. Do Leste, insinuam-se New York e Miami.
Todos largam hoje com o objetivo de desbancar aquele que ergueu cinco vezes a taça na década, o Chicago Bulls -só não triunfou em 94 e 95, quando seu astro, Michael Jordan, esteve afastado das quadras, tentando se divertir jogando beiseibol.
A superioridade dos Bulls nas últimas temporadas foi tão evidente que a pergunta não quer calar: trata-se do melhor time da história do basquete norte-americano?
Em títulos, o Boston Celtics dos anos 50/60 é insuperável -11 em 13 torneios.
Mas basta fazer uma pesquisa estatística para constatar que em aproveitamento de vitórias o currículo do Chicago é imbatível.
De 91 a 97, os Bulls ganharam 79,5% das partidas disputadas. Nos jogos do mata-mata final, esse índice foi de 66,7%.
Os Celtics de 57 a 69, por sua vez, registraram médias mais modestas: 70,5% e 66,7%.
Outras duas dinastias da história da NBA, o Los Angeles Lakers de 80 a 88 (74,6% e 64,5% de aproveitamento) e o Boston de 81 a 86 (77,6% e 63,2%), também não arranham a liderança histórica do Chicago.
Os Bulls de novo sobressaem se for calculado o grau de dificuldade de suas decisões.
O time de Jordan ganhou o título contra cinco rivais diferentes (LA Lakers, Portland, Phoenix, Seattle e Utah). Somados, nas temporadas em que alcançaram a final, eles haviam vencido 74,4% de suas partidas.
Já o Boston de 57-69 triunfou diante de adversários com aproveitamento de 60,3%. Os Lakers de 80 a 88 foram cinco vezes campeões contra oponentes com 71,5%. O Boston de 81 a 86 levantou o tricampeonato diante de equipes com 58,9%.

Texto Anterior: O último urro
Próximo Texto: GUIA DA NBA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.