São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Bowie e suas fontes

1962
. O futuro herói folk Bob Dylan lança seu primeiro álbum

1963-1965
. As bandas Kinks e The Who formatam o mod, pop roqueiro acelerado vestido em terninhos

1965
. O escocês Donovan estréia em disco como trovador inspirado em Dylan, mas mais afeito a bucolismos e castelos encantados
. Bowie surge trovador preocupado com gnomos e contos de fada, vestido como autêntico mod e parecendo querer competir com Donovan -a influência comum era uma só: Bob Dylan

1967
. O grupo Pink Floyd estréia em disco psicodélico, mas já lançando os fundamentos de um novo gênero, o rock progressivo
. Já confirmado como papa pop, o artista plástico Andy Warhol empresaria uma banda vanguardista de rock, Velvet Underground

1968
. Stanley Kubrick filma a epopéia "2001, uma Odisséia no Espaço"
. Marc Bolan apresenta sua banda T.Rex, que já se insinuava pela vertente que a celebrizaria: a do glitter, rock glamourizado por batom, purpurina e saltos altos

1969
. "Space Oddity", de Bowie, rola entre as sonoridades progressivas do Pink Floyd e a paixão temática pelo vanguardismo futurista de Kubrick
. Iggy Pop profetiza com seus Stooges os fundamentos do movimento punk, que se consumaria quase uma década depois

1970
. Elton John inicia carreira fonográfica afinada com o espírito kitsch de melô radiofônico

1971
. O camaleão esteve solto nas ruas nesse ano: em dois discos, Bowie foi progressivo, imitou Dylan em "Song for Bob Dylan", homenageou as vanguardas pop de Andy Warhol e do Velvet Underground e perseguiu a popularidade do hitmaker kitsch Elton John

1972
. Bowie parodia o nome de Iggy Pop e a disposição de Marc Bolan para criar o disco/persona "Ziggy Stardust", extraterrestre que veio à Terra e virou pop star. Aí e pelos anos seguintes, mergulha na onda glitter a ponto de ser tomado como seu criador

1973
. Marc Bolan começa a se interessar mais por soul music que por rock'n'roll

1975
. "Young Americans" forja a soul music branca, roubando os sons negros das gravadoras Motown e Stax e do nascente funk da Filadélfia e lhes aplicando a veemência de sua pele branca
. a banda alemã Kraftwerk publica "Radio-Activity" e Brian Eno lança "Another Green World"; anuncia-se assim a intensificação do casamento das melodias pop com o experimentalismo conduzido por tecnologia e eletrônica

1977
. Bowie inicia, em parceria com Eno, a "trilogia de Berlim", que rende o experimentalismo de "Low", "Heroes" e "Lodger"
. Nile Rodgers apresenta a banda Chic, destinada a se tornar a face mais consistente da coqueluche da discothèque, com megahits como "Le Freak", "Everybody Dance" e "Good Times"

1983
. Bowie se associa a Nile Rodgers e comete o que se tornaria seu maior sucesso: "Let's Dance"

1987-1989
. Bandas como Young Gods e Nine Inch Nails tornam mais difundida a agressividade do rock industrial
. Um movimento rocker independente e alheio a malabarismos -que seria batizado grunge- começa a tomar corpo com o advento da banda Nirvana

1989
. Bowie abdica de sua sempre agressiva persona e se agrega a uma banda, o Tin Machine, para fazer o que nunca fizera: rock'n'roll básico

1992-1994
. O avanço da música tecno fortalece o advento de subgêneros como o jungle e o drum'n'bass

1997
. Em "Earthling", adere ao jungle e ao drum'n'bass, adicionando a tais novidades elementos aprendidos do rock industrial

Texto Anterior: Show é incensado na Internet
Próximo Texto: Nacionais vão do ska ao rap
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.