São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
David Bowie e suas fontes 1962 . O futuro herói folk Bob Dylan lança seu primeiro álbum 1963-1965 . As bandas Kinks e The Who formatam o mod, pop roqueiro acelerado vestido em terninhos 1965 . O escocês Donovan estréia em disco como trovador inspirado em Dylan, mas mais afeito a bucolismos e castelos encantados . Bowie surge trovador preocupado com gnomos e contos de fada, vestido como autêntico mod e parecendo querer competir com Donovan -a influência comum era uma só: Bob Dylan 1967 . O grupo Pink Floyd estréia em disco psicodélico, mas já lançando os fundamentos de um novo gênero, o rock progressivo . Já confirmado como papa pop, o artista plástico Andy Warhol empresaria uma banda vanguardista de rock, Velvet Underground 1968 . Stanley Kubrick filma a epopéia "2001, uma Odisséia no Espaço" . Marc Bolan apresenta sua banda T.Rex, que já se insinuava pela vertente que a celebrizaria: a do glitter, rock glamourizado por batom, purpurina e saltos altos 1969 . "Space Oddity", de Bowie, rola entre as sonoridades progressivas do Pink Floyd e a paixão temática pelo vanguardismo futurista de Kubrick . Iggy Pop profetiza com seus Stooges os fundamentos do movimento punk, que se consumaria quase uma década depois 1970 . Elton John inicia carreira fonográfica afinada com o espírito kitsch de melô radiofônico 1971 . O camaleão esteve solto nas ruas nesse ano: em dois discos, Bowie foi progressivo, imitou Dylan em "Song for Bob Dylan", homenageou as vanguardas pop de Andy Warhol e do Velvet Underground e perseguiu a popularidade do hitmaker kitsch Elton John 1972 . Bowie parodia o nome de Iggy Pop e a disposição de Marc Bolan para criar o disco/persona "Ziggy Stardust", extraterrestre que veio à Terra e virou pop star. Aí e pelos anos seguintes, mergulha na onda glitter a ponto de ser tomado como seu criador 1973 . Marc Bolan começa a se interessar mais por soul music que por rock'n'roll 1975 . "Young Americans" forja a soul music branca, roubando os sons negros das gravadoras Motown e Stax e do nascente funk da Filadélfia e lhes aplicando a veemência de sua pele branca . a banda alemã Kraftwerk publica "Radio-Activity" e Brian Eno lança "Another Green World"; anuncia-se assim a intensificação do casamento das melodias pop com o experimentalismo conduzido por tecnologia e eletrônica 1977 . Bowie inicia, em parceria com Eno, a "trilogia de Berlim", que rende o experimentalismo de "Low", "Heroes" e "Lodger" . Nile Rodgers apresenta a banda Chic, destinada a se tornar a face mais consistente da coqueluche da discothèque, com megahits como "Le Freak", "Everybody Dance" e "Good Times" 1983 . Bowie se associa a Nile Rodgers e comete o que se tornaria seu maior sucesso: "Let's Dance" 1987-1989 . Bandas como Young Gods e Nine Inch Nails tornam mais difundida a agressividade do rock industrial . Um movimento rocker independente e alheio a malabarismos -que seria batizado grunge- começa a tomar corpo com o advento da banda Nirvana 1989 . Bowie abdica de sua sempre agressiva persona e se agrega a uma banda, o Tin Machine, para fazer o que nunca fizera: rock'n'roll básico 1992-1994 . O avanço da música tecno fortalece o advento de subgêneros como o jungle e o drum'n'bass 1997 . Em "Earthling", adere ao jungle e ao drum'n'bass, adicionando a tais novidades elementos aprendidos do rock industrial Texto Anterior: Show é incensado na Internet Próximo Texto: Nacionais vão do ska ao rap Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |