São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Público exige filmes para todos os gostos

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

"Finalmente, depois de quatro anos fazendo um festival gay, estamos de fato virando um festival mixed, para todas as sexualidades", diz André Fischer, 32, diretor do Mix Brasil, que acontece de 6 a 13 de novembro em São Paulo.
Fato inédito, o evento tem pela primeira vez, em sua quinta edição, um programa batizado "Os Héteros Devem Estar Loucos", nome de brincadeira para filmes com temática heterossexual, criado a partir da inscrição espontânea de produções sobre "héteros malucos", conforme define Fischer.
A garimpagem e a sofisticação dos programas foram outras necessidades. "Com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibindo 13 filmes gays, e a do Rio, oito, tivemos que levar mais a sério o circuito fora das grandes distribuidoras e investir em programas diferenciados", explica Fischer.
Entre eles os filmes japoneses trazidos debaixo do braço pelo diretor do Tokyo Gay and Lesbian Film Festival, Horoaki Saito, como o esperadíssimo "Shinjuku Boys" -documentário em longa-metragem e 16mm sobre mulheres que se vestem de homens, com cenas da noite underground de Tóquio- e o clássico "Como Grãos de Areia".
O Mix New York envia a videoinstalação "Funk: Tecnoperformance para o Século 21", sobre o uso de novas tecnologias nos relacionamentos, uma seleção de filmes da Inglaterra, Canadá e EUA.
A idéia é traçar esse paralelo entre universos como o da Internet, remetendo ao mesmo tipo de envolvimento que acontece entre os americanos e os brasileiros. O Mix Brasil também conta com uma versão on-line (www. mixbrasil.com.br), que já tem 100 mil acessos mensais.
Mas o babado forte da programação deste ano fica mesmo por conta do programa "Ooze: Uma Celebração de Pênis e Vaginas", também de Nova York, do programa "Testosterona" e dos filmes do diretor Bruce LaBruce, espécie de John Waters do circuito gay.
Deleite garantido é "White Hustler", em que Tony Ward, ex-namorado de Madonna e estrela do clipe "Justify My Love", vive um michê topa-todas.

Evento: Mix Brasil - Festival da Diversidade Sexual
Quando: de 6 a 13 de novembro
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000), Espaço Unibanco de Cinema (r. Augusta, 1.475), auditório do MIS (av. Europa, 158) e sala multimídia Sony (segundo andar do MIS)

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Evento muda enfoque da Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.