São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pia Fraus faz animação com Nelson Rodrigues

DA SUCURSAL DO RIO

Com o uso de bonecos e máscaras, a companhia paulista Pia Fraus de Teatro apresenta no espetáculo "Flor de Obsessão" o universo de personagens do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues.
Um Nelson Rodrigues sem palavras. Esta é a proposta do teatro de animação do grupo, que já foi apresentado em São Paulo, em 96, este ano no Festival de Teatro de Curitiba e no de Edimburgo, na Escócia (Reino Unido), e agora está em cartaz no Rio até dia 9 de novembro.
"Flor de Obsessão" -denominação dada por amigos a Nelson Rodrigues- coloca em cena mais de 20 bonecos confeccionados com materiais variados, como ferro, madeira, tecido e papel.
Os atores Beto Andretta, Beto Lima e Domingos Montagner manipulam os bonecos ou usam seus próprios corpos em movimentos de dança e de circo.
A companhia traz à tona personagens rodriguianos, como tias solteironas, mulheres submissas, pais machões e autoritários, a partir de um eixo central: a oposição entre sexo e morte. Com coreografia assinada pela bailarina Ana Mondini, o espetáculo fala de futebol, funerais, beijo na boca, sexo proibido e casamento.
"O Nelson serve como luva para experimentar e diversificar novas situações", afirma o diretor do espetáculo, Francisco Medeiros. Não há história nem roteiro linear, com a imagem substituindo o texto.
"Sem diálogos, queremos homenagear o Nelson. Não se trata de uma adaptação. 'Flor de Obsessão' é autoral e inovador, um mergulho inédito em sua obra. Trata de sedução, sexo e morte, os arquétipos rodriguianos", diz Andretta.
Segundo Medeiros, além da cenografia, dos bonecos e dos objetos de cena, a iluminação de Wagner Freire é importante na montagem. "A luz do espetáculo comenta, subverte e pontua várias cenas, desempenhando um papel fundamental." Depois do Rio, o espetáculo será encenado em Nova York, Amsterdã, Toronto e Cádiz.

Espetáculo: Flor de Obsessão
Direção: Francisco Medeiros
Onde: Conjunto Cultural da Caixa - Teatro Nelson Rodrigues (avenida República do Chile, 230, centro, tel. 021/262-0942)
Quando: até 9 de novembro (quinta e domingo, às 19h30; sexta e sábado, às 21h)
Quanto: R$ 5

Texto Anterior: Shows de Gal e Lulu mostram novos CDs
Próximo Texto: Legrand toca clássicos do cinema no Mistura Fina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.