São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros criaram termo GLS

DA REDAÇÃO

Na produção nacional, são mais de 42 filmes e vídeos, superando em número pela primeira vez a participação norte-americana (39), no festival.
A maior parte desta produção foi desenvolvida especialmente para exibição no Mix Brasil.
É muita coisa. Vale lembrar também que, há cinco anos, nada disso tinha vazão. Há cinco anos o festival inscreveu na mídia e no dia-a-dia do Brasil a expressão GLS, significando gays, lésbicas e simpatizantes (da causa gay).
Se hoje muita gente já quer fugir deste rótulo, vale lembrar que são irrevogáveis as novidades de comportamento e de cultura trazidas com o festival -o Mercado Mundo Mix é apenas um deles.
Daí a importância de observar os brasileiros que assinam seu nome nos filmes este ano, valendo avaliar a seguinte tônica: profissionais emergentes da área da publicidade, como Billy Castilho. Ele responde pela superprodução "Ordinária", com animação e cinema 16 mm, um dos mais esperados.
O zombeteiro "Arquivo Ó" traz a mesma trupe do sucesso do cultuado "Selma e Denise", de 96, em que Marcelona vive desta vez a agente Dona Scânia.
Ruth Slinger documenta os cinco anos do Mix Brasil e Luiz Venâncio vai certamente provocar risadas com o debochado "Minha Trepada com Gerald Thomas"
Dentro do programa sobre "body art", a videomaker e personagem da cena club Ida Feldman nos mostra uma viagem de ácido em seu aniversário de 30 anos ("Pica de Borracha").
André Sturm mostra seu "Domingo no Campo", Anna Muylart tem "A Origem dos Bebês segundo Kiki Cavalcanti" e Isabelle Bittencourt acerta em "Monalisa". "Agnus Gay" mostra a marcha gay de 97 e Karen Harley traz seu documentário sobre Leonilson.

Texto Anterior: Evento muda enfoque da Aids
Próximo Texto: Bota tudo na caixa-forte do tio Patinhas!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.