São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hotéis investem em seus restaurantes

JOSIMAR MELO

Restaurante de hotel sempre foi sinônimo de armadilha, em todos os sentidos: gastronômico (aquela comida padronizada e internacionalizada, para americano ver) e financeiro (sempre caríssimo).
O panorama vem mudando um pouco. Mesmo que o guia Michelin, a bíblia dos restaurantes na França, não tenha nenhum restaurante de grande hotel com três estrelas, já são vários em Paris os que chegaram a duas. Enquanto que em São Paulo, se no passado o Ca'd'Oro era uma exceção de alta gastronomia, executada por "chefs" italianos, hoje ele tem a seu lado outros bons restaurantes de hotéis que investem nos "chefs".
Na fieira dos italianos, por exemplo, há hoje o Trebbiano (do L'Hotel), dirigido pelo "chef" Massimo Barletti, mostrando a cozinha de sua região, a Toscana. Mas é a cozinha da França quem domina este cenário. No Vivaldi (Sheraton) está o "chef" suíço Christophe Besse. No Blooming (Transamerica), o "chef" Christophe Chabro. No La Cuisine du Soleil (Maksoud Plaza), a cozinha é mais eclética, mas tem também um francês, André Serva, no comando. Já no Tarsila (Intercontinental), está o "chef" Eric Barré, francês genuíno, mas autor de um cardápio que flerta mais com a cozinha italiana, além de temperá-la com ingredientes brasileiros.
Entre as novidades está a vinda a São Paulo do "chef" Vincent Kopersky, um discípulo de Paul Bocuse, que brilhou no Rio de Janeiro à frente do Le Saint Honoré e havia partido do Brasil. Ele agora é "chef" do hotel Renaissence, onde fica o novo restaurante Mistral (tel. 3069-2233, r. 2677). Já o novo hotel Sofitel, uma torre na Vila Mariana que acaba de ser inaugurada, tem o cardápio de seu restaurante, o Acquarelle (tel. 574-1100), concebido pelo "chef" Laurent Suaudeau, que dá consultoria ao hotel.

Texto Anterior: O Melhor da Semana
Próximo Texto: Terraço tem novo 'chef' e decoração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.