São Paulo, sábado, 1 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU anuncia retomada de trabalhos no Iraque

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As Nações Unidas anunciaram ontem que vão retomar os trabalhos de inspeção de armamentos no Iraque, que haviam sido suspensos na última quarta-feira.
A informação foi dada por Richard Butler, chefe da área de armamentos da ONU.
"Eu vou dar instruções agora para que a suspensão dos trabalhos da UNSCOM (a comissão especial das Nações Unidas que trabalha no Iraque) seja suspensa, retomando-se o trabalho normal no Iraque, incluindo o trabalho de campo, a começar na próxima segunda-feira", afirmou Butler.
Butler não comentou qual a posição oficial do governo do presidente Saddam Hussein sobre a questão.
As Nações Unidas paralisaram suas atividades em território iraquiano depois que Hussein deu, na quarta-feira, prazo de uma semana para que os membros norte-americanos do UNSCOM deixassem o país.
Perguntado sobre se os norte-americanos estariam entre a comissão que recomeça os trabalhos na segunda, Butler respondeu: "Todas as nacionalidades, membros da UNSCOM, irão trabalhar e irão permanecer no Iraque".
O país do Oriente Médio está sob embargo da ONU desde a Guerra do Golfo (1991), quando foi expulso do Kuait após invadi-lo. O organismo também obriga o Estado árabe a se desarmar e, para tanto, mantém uma comissão para tal fim no território iraquiano.
Após a decisão de Hussein, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu para decidir quais as novas sanções que seriam impostas ao Iraque.
Entre as medidas possíveis está a suspensão do programa petróleo por comida, pelo qual o país está autorizado a trocar seu principal produto de exportação por alimentos.

Texto Anterior: Descobertas duas novas luas de Urano
Próximo Texto: Deslizamentos deixam 30 mortos nos Açores; Candidata governista vence na Irlanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.