São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
EMPRESAS A NIKE VENDE TÊNIS NO MUNDO TODO, MAS NÃO TEM UMA SÓ FÁBRICA NEM EMPREGA NENHUM OPERÁRIO. ELA COMPRA OS CALÇADOS DE INDÚSTRIAS INSTALADAS PRINCIPALMENTE NO LESTE ASIÁTICO. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DE UMA EMPRESA GLOBAL: A FACILIDADE PARA IDENTIFICAR LOCAIS ONDE EXISTAM CONDIÇÕES MAIS ATRAENTES PARA SUAS OPERAÇÕES. UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DESSE PROCESSO É QUE AS EMPRESAS NÃO PRIVILEGIAM A COMPRA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, MAS DE MERCADOS. NO INÍCIO DOS ANOS 80, O COMÉRCIO MUNDIAL DE BENS E SERVIÇOS GIRAVA CERCA DE US$ 5 TRILHÕES ANUAIS. ATUALMENTE, O VALOR APROXIMA-SE DOS US$ 14 TRILHÕES, SEGUNDO DADOS DO BANCO MUNDIAL. Texto Anterior: Empresa globalizadas trocam patrimônio por marketing Próximo Texto: GLOBALIZAÇÃO É PODER COMPRAR O MESMO PRODUTO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO?; SE AS EMPRESAS GLOBALIZADAS NÃO TÊM PAÍS-SEDE, O QUE OCORRE QUANDO QUEREM FAZER UM LOBBY? Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |