São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta imprópria é desencadeador

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Dieta inadequada e hábito intestinal irregular são os principais desencadeantes das hemorróidas.
Uma dieta com poucas fibras obriga o intestino a trabalhar mais arduamente. Fibras presentes em alimentos como verduras, grãos e frutas garantem maior volume e consistência mais pastosa às fezes. Isso reduz o esforço necessário para a evacuação e protege contra o aparecimento das hemorróidas.
Por outro lado, pessoas que têm uma dieta pobre em fibras acabam tendo fezes menores e mais duras. Essa situação faz com que a pessoa tenha que fazer mais força para evacuar e aumenta as chances de lesão do revestimento interno do ânus durante a passagem das fezes, Essa combinação aumenta o risco para o aparecimento das dilatações nas veias que estão na região.
Quem tem o intestino preso (obstipação) e faz, cronicamente, mais força para evacuar também sofre mais com as hemorróidas. Quanto mais obstipado, mais difícil a passagem das fezes pelo reto e ânus. Por isso é importante que a pessoa procure evacuar, pelo menos, uma vez ao dia.
A gestação, que dificulta o retorno do sangue para as grandes veias da região abdominal, faz com que o sangue fique mais tempo acumulado nas veias da região do ânus e pode favorecer o aparecimento das hemorróidas. Depois do parto, a maior parte das mulheres tende a melhorar espontaneamente. Quem tem familiares com hemorróidas está mais predisposto a sofrer com o problema.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre as hemorróidas
Próximo Texto: Professor afirma estar aliviado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.