São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova técnica resgata uso de laser no tratamento

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O swiftlase resgatou o uso do laser para o tratamento das hemorróidas -método que havia sido deixado "um pouco de lado" na última década.
Até então, o laser que era utilizado empregava a tecnologia de contato -havia uma vaporização das hemorróidas pelo calor gerado pelo contato direto com o aparelho. O problema era que esse recurso também "queimava" tecidos vizinhos.
A colocação de um dispositivo composto por um jogo de espelhos, que reflete o feixe do laser com uma angulação programada, permite que as hemorróidas sejam atingidas com maior precisão, evitando que os tecidos vizinhos sejam lesados.
É como se o dispositivo (scanner) "guiasse" os raios laser, que passam a desenhar um movimento de "hélice" sobre o ponto a ser atingido.
Todo esse recurso tecnológico permite que o paciente possa fazer o procedimento em uma clínica. A anestesia é local e, uma hora após o término da cirurgia, o paciente já pode retornar para sua casa.
As dores são bem menores (já que a lesão é menor) e a cicatrização é mais rápida. Em geral, a pessoa pode retomar suas atividades em cerca de três dias.
(JB)

Texto Anterior: Professor afirma estar aliviado
Próximo Texto: Ressonância detecta trombo na perna; Transplante tem nova droga anti-rejeição; Cirurgia de ombro tem curso no HSPE; Ética na genética é tema de simpósio; Lançado livro sobre câncer do ovário; Feira médica mostra avanço da tecnologia; Tuberculose atinge doentes de Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.