São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão de Tóquio investe nos protótipos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Quem foi à 32ª edição do Salão de Tóquio, que aconteceu durante a semana passada, pôde ver que os japoneses resolveram investir em duas frentes.
A primeira foi a preocupação ambiental e a segunda, a enxurrada de carros-conceito, com desenhos exóticos e futuristas.
Os carros-conceito são criados como exercício de design ou para testar novas tecnologias. Estes protótipos, normalmente, são os veículos que mais seduzem o público em uma exposição.
Em Tóquio não foi diferente. Entre tantos projetos novos, um dos grandes destaques foi o Maybach, desenvolvido pela Mercedes-Benz. Trata-se de uma limusine do futuro: tem 5,77 metros, motor de 6.000 cc, alcança 260 km/h e pretende ser uma alternativa modernizada do britânico Rolls-Royce.
A Nissan optou por um segmento mais familiar e apresentou o Stylish 6, uma perua-conceitual para seis pessoas e que traz o novo conceito de motor híbrido -elétrico e a gasolina- e com um novo sistema de injeção direta.
A Honda também contou com um protótipo equipado com motor híbrido: o exótico J-VX.
Mas não foram apenas os carros-conceito que "apelaram" para o design futurista. Alguns modelos prestes a chegar às lojas também mostraram desenho inovador.
O Hypermini, minicarro elétrico que a Nissan começa a vender ainda este ano, foi criado especialmente para pequenos trajetos e leva, no máximo, dois passageiros.
Outro "ecológico" comercial que apareceu no salão foi o Prius, da Toyota. É o primeiro carro fabricado em larga escala com motor híbrido. A grande vantagem desse modelo é a baixa emissão de poluentes, que é dez vezes menor que a de um carro comum.
O Prius, com motor 1.6, chega às lojas em dezembro e vai custar US$ 17,5 mil.
Até mesmo o Ford Ka, que só agora está sendo lançado no Japão, atraiu os olhares do público com suas linhas inusitadas.
Entre os americanos, uma das novidades mais aguardadas foi o Corvette, que agora vai ser fabricado também na versão com direção do lado direito, usada no Japão.
O Salão de Tóquio, que acontece no centro de exposições Makuhari, a 20 km do centro da capital, fica aberto até 5 de novembro.

Texto Anterior: Lojas vendem carro com rádio e IPVA grátis; Escort ganha kit de som original da Arlen; Gol ou Uno alugados saem por R$ 30 ao dia; Suzuki reduz preços da linha 97 do Vitara
Próximo Texto: "Popular" de luxo tem preço de carro 1.6
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.