São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Mercedes cria carro para competir com Rolls-Royce

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Entre as várias sensações do Salão de Tóquio, nenhuma delas chamou tanto a atenção quanto o protótipo Maybach, apresentado pela Mercedes-Benz.
Enquanto quase todos os carro-conceito estão apostando em esportivos, compactos ou familiares, a montadora alemã resolveu investir no segmento de limusines de altíssimo luxo, no qual a britânica Rolls-Royce reina solitária.
O sofisticado Maybach é um um carro de 5,77 metros (um Omega mede 4,74 metros), feito quase artesanalmente. Seu interior é de um requinte exagerado. Os ocupantes do banco traseiro têm à disposição uma infinidade de equipamentos para fazê-los sentir numa suntuosa suíte de hotel.
A TV de 20 polegadas está ligada ao videocassete, que está conectado ao sistema de som de alta qualidade. Telefone e fax complementam a aparelhagem eletrônica.
Entre os detalhes de sofisticação, há um bar que permite aquecer ou refrigerar bebidas, além de uma caixa para charutos, devidamente equipada com umidificador.
Os acabamentos do novo superautomóvel incluem ainda bancos e tapetes em couro e molduras internas em madeira nobre.
O design inovador também chama a atenção: linhas futuristas, oito faróis e um largo teto de vidro.
Sob o capô, foi colocado o mesmo motor do S600, da Mercedes, de 12 cilindros em V, com 6.000 centímetros cúbicos (cc) e potência de 394 cavalos -o Omega de 4.100 cc tem 169 cavalos.
Segundo fontes ligadas à montadora, o carro custará em torno de US$ 176 mil na Alemanha, mais caro que um Rolls-Royce Silver Dawn (US$ 168,9 mil). No Brasil, essa quantia compra "apenas" um Mercedes S500.
Maybach era o nome de uma antiga marca de carros de luxo. Um de seus principais modelos foi o Zeppelin, famoso nos anos 30.
Apesar de ser um conceito, a montadora planeja, em poucos anos, já estar vendendo o Maybach para magnatas no futuro.

LEIA MAIS sobre o Salão de Tóquio na página 6-3

Texto Anterior: Marca é lenda entre as motos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.