São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Rodada empurra o Corinthians para rebaixamento no Brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados da rodada deste final de semana colocaram o Corinthians entre os quatro clubes que seriam rebaixados, caso a primeira fase do Brasileiro terminasse hoje.
Os outros que estariam na segunda divisão são União, que já caiu, Guarani e Fluminense (veja quadro ao lado).
Nove equipes ainda estão ameaçadas pelo rebaixamento -que tem três vagas abertas.
Entre os seis clubes mais ameaçados, o Corinthians foi um dos dois únicos que perderam nesta rodada -1 a 0 para o Sport, no sábado- e continua com 23 pontos.
O outro foi o Bahia, batido por 3 a 1 pelo Vasco (dois gols de Edmundo), que continua com 25 pontos, e só joga mais uma vez.
Bragantino e Criciúma melhoraram suas posições, contra times paulistas. O Bragantino derrotou por 1 a 0 o União São João, em seu campo, e subiu para 26 pontos -com mais dois jogos a fazer.
No estádio do Parque São Jorge, que pertence ao Corinthians, o Criciúma ficou nos 2 a 2 com a Lusa. Após estar perdendo por 2 a 0, a Lusa empatou e venceria se Rodrigo não tivesse errado um pênalti aos 24min do segundo tempo.
Com o empate, o Criciúma subiu para 24 pontos, mas só entra em campo mais uma vez.
O Guarani, depois de 98 dias e 16 jogos sem vencer, derrotou o Grêmio em Porto Alegre por 4 a 1. Subiu para 22 pontos, alcançou o 24º lugar e tem mais dois jogos.
O Fluminense, por fim, praticamente selou seu rebaixamento, após empatar com o Juventude em 1 a 1. em Caxias do Sul. Passou para 22 pontos, mas caiu para o 25º lugar. Precisa derrotar o Grêmio no domingo e torcer para tropeços de Guarani, Corinthians e Criciúma.
Matemática
Mas o Corinthians ainda depende de si para escapar do 23º lugar e ficar na Série A. Precisa vencer seus dois últimos jogos, o Flamengo, quarta-feira, em São Paulo, e o Goiás, domingo, em Goiânia -o que quebraria um tabu de 12 anos.
A condição do time só não está pior porque seus últimos adversários definiram suas situações neste final de semana.
O Flamengo classificou-se ao bater o Coritiba, e o Goiás escapou do rebaixamento ao empatar com o Palmeiras (leia texto abaixo).
O Flamengo, como já anunciou o técnico Paulo Autuori na semana passada, deve atuar com um time misto contra o Corinthians.
Por outro lado, o presidente do Goiás, Paulo Lopes, defendeu que os times grandes, como o Corinthians, deveriam ser protegidos do rebaixamento.
Outros jogos
Em Natal, o São Paulo fez 3 a 1 no América-RN, que não havia perdido ainda em seu estádio. O atacante Dodô, vice-artilheiro do Brasileiro, fez três gols e subiu a 20.
Em Curitiba, o Paraná derrotou o Atlético-MG por 1 a 0.

LEIA MAIS sobre o Campeonato Brasileiro nas págs. 4-2 a 4-5

Próximo Texto: Flamengo se classifica, e Palmeiras está quase lá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.