São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kuerten tem chance final de ir à Copa

FERNANDA PAPA
ENVIADA ESPECIAL A MOSCOU

Gustavo Kuerten começa a disputar hoje, em Moscou, Rússia, a Kremlin Cup, evento que encerra o calendário de torneios oficiais do tenista nesta temporada.
Ele faz também a última tentativa de classificação para a Copa do Mundo, que será realizada na próxima semana, em Hannover, na Alemanha.
Se conseguir chegar à semifinal, Kuerten pode ficar com uma das vagas para a Copa, que reunirá os oito tenistas que mais acumularam pontos no ano. Ele, por enquanto, é o 11º da fila.
A estréia do brasileiro será hoje contra o holandês Sjeng Schalken, o 53º do ranking mundial.
Eles se enfrentam na última partida do dia, no segundo jogo a partir das 18h em Moscou (13h no horário de Brasília).
"Jogamos duas vezes, e eu ganhei as duas, no Challenger de Indian Wells e no Aberto dos EUA", afirmou Kuerten, que ontem treinou na quadra central do Estádio Olímpico de Moscou com o seu parceiro de duplas, o norte-americano Justin Gilmestob.
"O Schalken é um jogador completo, mas, por tê-lo vencido duas vezes, estou muito confiante para o jogo", afirmou o brasileiro, 14º do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Para Kuerten, a característica da quadra de carpete, que não está muito diferente daquela em que jogou em Paris, na última semana, é exigir que o tenista jogue 100% do que pode para vencer.
"A mentalidade tem que ser outra, você não pode jogar 70% ou 80% do que sabe. Nessas condições, só ganha se o outro cara estiver muito mal", afirmou Kuerten.
Segundo ele, o clima da partida é bem diferente em relação aos pisos mais lentos. "O espírito é outro, e qualquer erro pode ser fatal."
Schalken, 21 -apenas dois dias mais velho que Kuerten-, espera uma partida difícil. Como o brasileiro, não tem muita experiência em quadras cobertas e de carpete.
"Gosto mais de jogar no cimento outdoor, e mesmo assim o Kuerten já ganhou de mim duas vezes nesse piso. Vai ser mais um jogo difícil contra ele", disse.
O holandês espera, no entanto, que Kuerten se confunda mais que ele na quadra coberta. "Não sei como ele costuma ir nesse piso, espero que não muito bem", disse.
Se vencer hoje, Kuerten soma 35 pontos -6 deles de bônus, pois Schalken está colocado entre o 51º e o 75º jogador do ranking.
Na corrida para a Copa, o brasileiro tem 2.261 pontos, enquanto o oitavo colocado, o austríaco Thomas Muster, tem 2.353.
Como o ranking para Hannover considera os 14 melhores resultados de cada tenista, Kuerten precisa de no mínimo 133 pontos para ter chance de classificação, já que seu 14º resultado é de 41 pontos.
Ele ainda depende do resultado de outros jogadores, como o espanhol Alex Corretja, que, com 2.275 pontos e em 10º na disputa, precisa chegar à semifinal no Torneio de Estocolmo para se classificar.
Até ontem, apenas Pete Sampras, Michael Chang, Patrick Rafter e Jonas Bjorkman tinham participação garantida no evento. Greg Rusedski está a uma partida de se classificar.

Texto Anterior: Quenianos conquistam maratona de NY
Próximo Texto: Tenista se diverte com a neve em Moscou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.