São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
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Nos EUA, 'Gugu' e 'Faustão' são bem-comportados

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM AUSTIN

O programa de auditório é dos primeiros formatos televisivos. Reúne alguns dos programas mais mais repulsivos da televisão. Continua firme e forte no Brasil ou nos Estados Unidos. Mas por mais aberrantes que sejam os exemplos norte-americanos, não passam de muitíssimo bem-comportados ancestrais das versões brasileiras.
Nos EUA, há programas de auditório de todos os tipos e para todos os gostos, de segunda a sexta, de manhã, à tarde e à noite. Nada que se compare a Gugu e Faustão, em estilo, peso, horário, ou mal gosto.
O gênero é segmentado, variando de game shows a talk shows. Alguns talk shows trabalham principalmente com histórias privadas trazidas por espectadores. Outros entrevistam também personalidades do mundo cultural. Nenhum atinge a audiência em questão na disputa entre Globo e SBT.
A lista é enorme e inclui shows tradicionais como "The Price Is Right" (O Preço É Certo), "Wheel of Fortune" (A Roda da Fortuna), "Oprah", "Sally" e "Ricki Lake". Nenhum comporta a mistura dos programas brasileiros.
Como ocorre no resto da TV norte-americana, esses programas evitam a sexualidade explícita. Não há moças de biquíni. Auxiliares de palco podem no máximo usar algo brilhante.
O lugar desses programas na programação reflete uma escala de prestígio que vai do mais banal ao pretensamente mais intelectual. Nenhum ocupa o horário especial de domingo. Em geral quanto mais cedo, mais vulgar, ou mais dependente da sorte, no caso dos jogos.
Os programas de auditório existem desde sempre com formatos bastante convencionais. De vez em quando, ganham novo quadro ou cenário, mas em geral conservam o estilo. Todos lidam com a emoção. Alguns se especializam em produzir sorrisos e prêmios em abundância, outros preferem lágrimas e constrangimentos.
Alguns, como "Oprah", pressionados, evoluíram do sensacionalismo na abordagem de histórias escabrosas para algo politicamente mais correto, pedagógico e orientado para a ajuda pessoal. A apresentadora Oprah Winfrey adquiriu algum prestígio e muita repercussão. Acaba de receber Hillary Clinton no programa.
"The Price Is Right" é exemplar. O estilo do cenário e do apresentador se mantém o mesmo há décadas. No entanto, a audiência parece renovada. Grupos de universitários concorrem com as tradicionais senhoras donas-de-casa pelos inúmeros prêmios distribuídos a quem acertar, com detalhes de centavos, preços de produtos que vão da vitamina C a carros zero.

E-mail: ehamb@uol.com.br

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