São Paulo, segunda-feira, 3 de novembro de 1997
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Computador vai fiscalizar automóvel

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma nova profissão deve começar a surgir a partir do ano que vem, por meio de uma deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito): o inspetor de segurança veicular.
Esse profissional terá de operar um equipamento sofisticado, composto por aparelhos de nomes estranhos, como frenômetros (verificadores de freios) e regloscópios (medidores de faróis).
Para treinar técnicos nessa nova especialidade, o Senai-SP (Serviço Nacional da Indústria) instalou em sua unidade no bairro do Ipiranga, em São Paulo, uma estação de inspeção veicular, totalmente informatizada.
Segundo Carlos Alberto Burguer, técnico em educação do Senai, a expectativa é que as novas regras de segurança do Contran criem uma demanda por 3.000 profissionais nos próximos dois anos.
"Nosso objetivo é treinar técnicos em mecânica para que eles possam assumir a função de inspetores, após um curso de dois meses e meio", diz Burguer.
Censo 2000
Para isso, a escola do Senai conta com equipamentos fabricados pela alemã Beissbarth, no valor de US$ 100 mil, doados pela Panambra, representante da empresa no Brasil.
Nessa estação, a inspeção é feita em três etapas. Primeiro, são checados o sistema de iluminação e a emissão de gases poluentes do veículo.
Em uma segunda etapa, são verificados o alinhamento, a suspensão e os freios.
Por último, é feita a inspeção da carroceria, de eventuais vazamentos, do estado dos pneus e do índice de corrosão.
Tudo isso é feito automaticamente, com equipamentos computadorizados, em menos de 20 minutos.
Ao final da inspeção, um computador emite um relatório, seguindo parâmetros definidos pelo Contran, que pode aprovar ou não o veículo.
Ao inspetor resta a tarefa de emitir um laudo final sobre o veículo, tendo como base o relatório fornecido pelo equipamento.
O sistema permite ainda a ligação on line da estação de inspeção com bancos de dados dos departamentos de trânsito, o que possibilitaria uma análise precisa do estado da frota de veículos.
Cronograma atrasado
Proprietários de carros em más condições de conservação, no entanto, não devem entrar em pânico, achando que seus carros serão proibidos de circular a partir de janeiro de 1998.
"O cronograma do Contran está atrasado", diz Ailton Immezi, gerente de divisão automotiva da Panambra.
Segundo o cronograma, a partir de 98, veículos oficiais, de carga e de passageiros seriam obrigados a fazer a inspeção, válida por dois anos. Em 99, todos os veículos com mais de dez anos seriam obrigados a passar pelo teste. Somente no ano 2000, é que os carros com mais de dois anos entrariam na obrigatoriedade.
"Poucas das licitações realizadas para credenciar empresas a fazer inspeções estão em fase de conclusão", diz Immezi. Segundo ele, isso deverá atrasar o cronograma.

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