São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda quer obter mais carne com o nelore

DA REPORTAGEM LOCAL

A fazenda Baluarte, cuja sede fica a 50 metros do rio São Francisco, na região norte do Estado de Minas Gerais, faz um trabalho de aprimoramento cruzando o nelore com o próprio nelore e já consegue abater o novilho aos 24 meses, com entre 16 arrobas e 17 arrobas.
A proposta da Baluarte, segundo Ronan Eustáquio, diretor, é abater o animal pesando 16 arrobas entre 18 meses e 20 meses de idade.
"Nós não aprovamos o cruzamento do nelore com o gado europeu. Estamos mostrando na prática que selecionando bem o nelore iremos obter os mesmos resultados", diz Ronan.
Ele seleciona nelore há 17 anos. O forte da fazenda, segundo Ronan, é a produção de tourinhos nelore para uso pelos fazendeiros da própria região vizinha a Lagoa dos Patos, onde fica a Baluarte.
"Abatemos animais para engordar a receita da Baluarte. Mas nosso trabalho principal é a boa seleção de touros reprodutores", diz Eustáquio.
A Baluarte chega a negociar de 30 a 35 tourinhos puros por mês. "É um número grande. Mostra que a demanda é alta", afirma Ronan.
No final de junho último, a fazenda promoveu um leilão de 160 reprodutores e obteve cotação superior a R$ 2.000 por eles.
Doadoras
A Baluarte possui um plantel de 1.200 vacas registradas. Possui ainda 40 vacas especiais, usadas para transferência de embrião.
Lá nascem anualmente 600 tourinhos e 600 fêmeas. Todos são para negócio.
No próximo dia 29, a Baluarte promove mais um leilão exclusivo de reprodutores. Desta vez, ela irá vender acompanhada de criadores igualmente tradicionais, como Alberto Valle Mendes, dono da fazenda do Sabiá.
Serão 120 tourinhos. A data do leilão é estratégica. Coincide com a temporada de monta.
Todos os animais são criados a campo. É esperada uma média de até R$ 3.500.
O remate acontece no parque de exposições da cidade de Montes Claros, também mineira.

LEILÃO DE REPRODUTORES NELORE DA FAZENDA BALUARTE - Dia 29 deste mês, em Montes Claros (MG). Informações tel. (037) 222-5566.

Texto Anterior: Crash não afeta venda de simental
Próximo Texto: Paulista de enduro tem prova em Alphaville; Itapura liquida plantel de quarto-de-milha; Cavalos Crioulo e QM empossam presidentes; Meira Fernandes busca pardo-suíço no Canadá; Forrageiras também precisam de nutrientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.