São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médica é presa na BA sob acusação de racismo

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A ginecologista Sueli Gomes da Silva, 40, foi presa ontem em Feira de Santana (108 km a noroeste de Salvador), acusada de racismo e desacato à autoridade.
Depois de se envolver em um acidente de carro no centro da cidade, ela teria dito ao PM negro Antonio Roberto de Jesus Adolfo: "Você já pegou em mulher branca? Não pegue em mim, porque você pode me sujar de preto".
Presa em flagrante, a médica foi autuada pela delegada plantonista Marilda Marcela da Luz e encaminhada à penitenciária de Feira de Santana.
Ele disse que a médica se recusou a apresentar documento de identificação após o acidente. "Ela me disse que era médica e não precisava apresentar documentos."
Como os dois motoristas não chegaram a um consenso sobre a responsabilidade do acidente, o policial decidiu que o caso deveria ser esclarecido na delegacia.
Em depoimento à delegada, a ginecologista negou a prática de preconceito racial. Sueli teria dito também que não tem preconceito de cor. Segundo funcionários do Complexo Policial de Feira de Santana, ela afirmou que, se tivesse algum tipo de preconceito, não trabalharia em hospital público.
A médica afirmou à delegada que não queria ser conduzida à delegacia dentro de um carro da PM.
Duas testemunhas -um soldado e um motorista de táxi- confirmaram em depoimento as ofensas da médica contra o policial.
"Não resta a menor dúvida de que a médica praticou crime de racismo", declarou o soldado Pedro Araújo Cotias.
O delegado regional de Feira de Santana, Mauro Moraes, disse que a médica só poderá ser liberada mediante a apresentação de um habeas-corpus (medida que permite ao acusado aguardar o julgamento em liberdade).

Texto Anterior: Pré-escola pode ser prejudicada
Próximo Texto: Prédio do INSS é invadido por mil sem-teto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.