São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tranquilidade marca abertura do mercado em Wall Street

DE NOVA YORK; DE LONDRES

O mercado financeiro em Wall Street continua volátil, mas com certa tranquilidade.
Ontem, impulsionado por resultados positivos nas Bolsas asiáticas, o índice Dow Jones -que reúne as principais ações negociadas na Bolsa de Nova York- fechou com alta de 232,31 pontos, o que equivale a uma valorização de 3,12%.
A alta pôde ser notada desde a abertura do pregão. Só na primeira hora, o índice registrou alta de mais de cem pontos.
A situação do Dow Jones permaneceu valorizada durante todo o dia, fechando em 7.674,39 pontos.
Cerca de 570 milhões de ações foram negociadas durante o pregão. Os papéis mais valorizados foram os das empresas fornecedoras de petróleo, como Texaco, Royal Dutch Petrol e Chevron.
Para os analistas do mercado acionário de Nova York, a Bolsa tende a continuar volátil nos próximos dias, mas com tendência de alta. O auxílio financeiro ao Sudeste Asiático está influenciando a alta das Bolsas da região e, consequentemente, acalmando ainda mais o mercado em Wall Street.
Na semana passada, a Bolsa de Nova York viveu seu pior dia desde o crash de outubro de 1987. Na última segunda-feira, o Dow Jones fechou com desvalorização de 7,18%, a maior em dez anos.
Europa
Investidores europeus deram ontem um suspiro de alívio com o desempenho das Bolsas de Valores no primeiro dia útil da semana. O mercado sustentou a recuperação e evoluiu em relação à última sexta-feira.
Entretanto, o clima de cautela era geral e a insegurança ainda fez muitos roerem unhas durante os pregões.
Em Londres, o Índice FTSE 100 fechou o dia com alta de 1,3% em relação ao nível de sexta-feira. A alta em Londres, como nas outras principais bolsas européias, foi impulsionado pelo crescimento de 6% do Índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong.
O pacote de ajuda do FMI (Fundo Monetário Internacional) à Indonésia e as reformas financeiras lançadas ontem naquele país foram apontados por analistas como fundamentais na recuperação das Bolsas do sudeste da Ásia, com consequente reflexo nas Bolsas européias. O mercado de Cingapura também mostrou reação.
O comportamento mais positivo das Bolsas asiáticas contribuiu para uma leve alta das moedas regionais.
A estabilidade mostrada na abertura do mercado em Wall Street mais tarde deu ainda mais segurança aos investidores europeus.
Segundo analistas de mercado, a cautela dos investidores londrinos ontem foi apenas resultado da turbulência das duas últimas semanas no mercado financeiro mundial.
A alta verificada em Londres na abertura da Bolsa também foi, em parte, atribuída a declarações do especialista em mercado financeiro George Soros, que em entrevista à TV estatal BBC declarou que a recente turbulência nas Bolsas de Valores do mundo "acabou".
Soros, apesar de acreditar no fim da fase de turbulências, lançou um apelo para que haja cooperação internacional a fim de evitar "futuras tempestades".

Texto Anterior: Títulos da dívida nos EUA sobem até 5,5%
Próximo Texto: Crash provoca o fechamento de 16 bancos comerciais na Indonésia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.