São Paulo, terça-feira, 4 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam reúne chefia militar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente iraquiano, Saddam Hussein, reuniu-se ontem com o comando das Forças Armadas do país, informou a agência oficial de notícias iraquiana "INA".
Segundo a "INA", Qusay, o filho mais jovem de Saddam, participou do encontro. Ele comanda a Guarda Republicana, a força de elite do país. No domingo, Saddam tinha reunido seu gabinete para discutir a crise.
Saddam pediu que o impasse seja decidido através do diálogo, mas disse que a única solução que aceitaria seria a suspensão das sanções impostas pela ONU.
"A essência de nossa atitude é que, depois de todos esses sacrifícios oferecidos pelo povo iraquiano, após todo esse sofrimento... o Iraque precisa de uma posição clara de uma suspensão total do embargo", disse Saddam, referindo-se à sanções impostas pela ONU depois que o país invadiu o Kuait, em 1990.
O ditador disse que, como primeiro passo, o Iraque quer que o "parágrafo 22 (da resolução 687 da ONU) seja legalmente aplicado sem tirar nem pôr".
Segundo o parágrafo 22, a proibição das exportações iraquianas serão suspensas quando a Comissão Especial da ONU encarregada de desarmar o Iraque declare o país livre de todas as armas de destruição em massa.

Texto Anterior: EUA não aceitam negociar com o Iraque
Próximo Texto: Entenda a crise na região
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.