São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

25 infratores fogem da Febem no Tatuapé

RENATO KRAUSZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de 25 adolescentes infratores fugiu ontem por volta das 7h30 do Quadrilátero da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) do Tatuapé (zona sudeste de São Paulo).
Até as 19h30, somente um dos fugitivos havia sido recapturado. Essa foi a segunda fuga no quadrilátero em dois dias. No domingo, às 23h50, 58 adolescentes fugiram, dos quais 20 foram recapturados.
A fuga de ontem ocorreu na UE (Unidade Educacional) 5, onde ficam adolescentes que praticaram delitos graves, como homicídios ou sequestros. Muitos deles ficam internados até completarem 21 anos.
A fuga começou quando os adolescentes estavam indo tomar o café da manhã. Segundo a polícia, um dos internos disse que estava armado e rendeu cinco funcionários.
A polícia ainda não sabe se ele realmente portava uma arma, pois o interno estava com a mão sob a camisa.
Os funcionários foram obrigados a abrir a porta e os 25 internos fugiram correndo.
Ninguém ficou ferido, segundo a assessoria de imprensa da Febem.
Na fuga de domingo, que ocorreu na UE 12 -onde também estão internos que praticaram delitos graves-, um dos adolescentes estava com um revólver.
A assessoria de imprensa da Febem informou que foi aberta uma sindicância para descobrir como a arma foi parar lá dentro.
A Febem tem oito unidades no Estado para abrigar jovens infratores. Juntas, elas têm 3.045 internos, já considerando a fuga de ontem. Na capital, são dois grandes complexos, Imigrantes e Tatuapé, e seis pequenas unidades, na periferia da cidade.
Segundo a assessoria, em 95 foram registradas 861 fugas (média de 71,7 por mês). Em 96, foram 836 (média de 69,6 por mês).
A média mensal de fugas reduziu bastante em 97. A Febem só tem estatísticas de janeiro a agosto, período em que foram registradas 330 fugas (média de 41,2 por mês).
No mesmo período em 96, foram registradas 505 fugas (média 63,1 por mês).
(RK)

Texto Anterior: Tiroteio seguido de acidente mata 2
Próximo Texto: Hospital em Porto Alegre é interditado parcialmente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.