São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tcheco vê balé antes de pegar Kuerten

FERNANDA PAPA
ENVIADA ESPECIAL A MOSCOU

Enquanto Gustavo Kuerten iniciava sua primeira partida de duplas no Torneio de Moscou (Rússia), ontem, por volta das 21h locais, o tcheco Daniel Vacek terminava de assistir a um espetáculo do balé Bolshoi, famosa e concorrida companhia russa de dança.
Aos 26 anos e ocupando a 66ª colocação no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais -Kuerten é o 14º-, Vacek se mostrava totalmente relaxado para enfrentar o brasileiro, favorito.
O jogo, das oitavas-de-final do torneio, abre a rodada do dia na quadra central do estádio Olímpico de Moscou, às 10h de Brasília.
"Gosto de espetáculos, mas não conheço muito balé. É bom para distrair", disse Vacek, que enfrenta Kuerten pela primeira vez.
"Sei, como todo mundo, que ele é um ótimo jogador. O jogo pode ser difícil, mas só saberei quando estiver na quadra", comentou o tcheco, que, na primeira rodada, massacrou o alemão David Prinosil -2 sets a 0, com 6/2 e 6/0.
"Gosto de jogar nessa quadra (carpete) e venho de um bom resultado. Espero jogar bem contra o Kuerten também", disse Vacek.
Ele admite que já esteve melhor no circuito da ATP, como em 1995, quando figurava entre os 27 melhores tenistas do mundo.
Para Petr Korda, o mais bem sucedido tenista tcheco da atualidade -e que, com uma vitória ontem em Moscou, segue com chance de se classificar à Copa do Mundo de Hannover-, Vacek tem boas chances de derrotar Kuerten.
"Não dei conselhos a ele porque nosso tipo de jogo é muito diferente. Não adiantaria", afirmou Korda, adversário de Kuerten no jogo em que ele torceu o tornozelo, em Munique, há seis semanas.
"Mas o negócio é como o que me ensinaram quando era pequeno. Tem de mandar a bola por cima da rede e dentro das linhas."
Korda torce por Vacek, pois é rival direto de Kuerten na luta por uma vaga na Copa.
Atualmente, Vacek faz parte de uma das duplas mais bem sucedidas do tênis. Com o russo Yevgeny Kafelnikov (também concorrente de Kuerten a uma vaga na Copa do Mundo), estrela do Torneio de Moscou, classificou-se para a Copa do Mundo de duplas, em Hartford, EUA, entre os dias 19 e 23.
Vacek e Kafelnikov são a quarta dupla que mais acumulou pontos nesta temporada, atrás de Todd Woodbridge e Mark Woodforde (Austrália), Jacco Eltingh e Paul Haarius (Holanda), e Rick Leach e Jonathan Stark (EUA).
No ranking de duplas por tenista, e não por parcerias, Vacek é o quinto melhor do mundo. Kuerten, que diz acreditar ter boas chances hoje, é o 42º.

LEIA os resultados dos outros torneios de tênis à pág. 3-12

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: 'Todos me odeiam' diz Tyson à TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.