São Paulo, quarta-feira, 5 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Uma polêmica antropofágica

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Tudo começa com um manifesto. Torna-se, para seu criador, uma saída para a cultura brasileira e, quase 70 depois, é tido como responsável pela falta de uma "identidade nacional". Fala-se de movimento antropofágico. Assiste-se, mais uma vez, a uma polêmica.
A mais recente chegou à mídia com a publicação de "Verdade Tropical" (Cia. das Letras), livro de memórias e idéias de Caetano Veloso, em que reafirma a tropicália como herdeira das idéias expostas por Oswald de Andrade no "Manifesto Antropófago", publicado em 1928 (leia trecho ao lado).
No livro, à pág. 248, Caetano escreve que "são poucos os momentos da nossa história cultural que estão à altura da visão oswaldiana", dizendo ser a antropofagia cultural "um modo de radicalizar a exigência de identidade (e de excelência na fatura), e não um drible na questão".
O texto rebate -como afirma no livro- os escritos do psicanalista italiano Contardo Calligaris (publicados no livro "Hello Brasil"), que diz ser a antropofagia de Oswald de Andrade "um mito que, além de nocivo, é sintoma de nossa doença congênita de não-filiação, de ausência de um 'nome do pai"', escreve Caetano.
A discussão em livro tornou público um debate que acontece nos meios acadêmicos e culturais brasileiros.
O que se procura é descobrir se o projeto oswaldiano -que prega a apropriação (deglutição) do melhor da cultura estrangeira para, somado ao que há de mais brasileiro, constituir um caráter nacional- é impedimento ou solução.
Mais do que um projeto, trata-se, para muitos, de uma realidade, uma confusão de fábulas que terminaram por contaminar não só a produção cultural, mas também a ética e mentalidade nacionais.
"O que vivemos hoje", diz o filósofo Olavo de Carvalho, "é a antropofagia da própria terra, como se estivéssemos engolindo uns aos outros. Parece que temos timidez em afirmar valores positivos. Há algo mais antropofágico e tropicalista que os atos de Fernando Collor e PC Farias?"

LEIA MAIS sobre a antropofagia à pág. 4-3

Próximo Texto: FRASES DO MANIFESTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.