São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chico Buarque ganha ação contra jornal por racismo

LAURO VEIGA FILHO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM GOIÂNIA

O jornal "Diário da Manhã", de Goiânia, foi condenado a pagar indenização equivalente a cem salários mínimos (R$ 12 mil) à família do compositor Chico Buarque de Holanda por danos morais e racismo.
O juiz Itaney Francisco Campos, da 8ª Vara Cível, considerou ofensivos os termos usados pelo jornalista Ton Alves em artigo publicado pelo jornal no último dia 12 de janeiro.
Alves, que também é negro, sugere, no artigo, um possível romance entre Chico Buarque e a cantora Daniela Mercury e refere-se ao neto do compositor, filho do cantor Carlinhos Brown, como "mulatinho de nariz chato e beiços grossos".
"Com seu netinho crioulo", escreveu o jornalista ao falar sobre Chico Buarque, "invadiu a senzala, aliás a cozinha de Marieta (a atriz Marieta Severo, mulher do compositor)", acompanhado não só por "outros escuros componentes da Timbalada, mas também pela rainha da Axé Music, Daniela Mercury".
O advogado Marcelo de Castro Dias, representando o "Diário da Manhã", afirmou que vai recorrer contra a decisão do juiz, ainda não publicada pelo "Diário Oficial". "A sentença corresponde a um cerceamento da liberdade de imprensa. Foi um absurdo, já que não nos foi assegurado o direito de defesa", declarou Dias.
Os representantes legais de Chico Buarque também vão recorrer contra a decisão, exigindo a multa máxima de R$ 200 mil, valor originalmente proposto na ação.
"O que está em jogo não é o valor, mas a punição adequada pela publicação de um texto eticamente condenável.", declarou a advogada Maria Teresa Pacheco Alencastro Veiga.
Em sua sentença, o juiz reduziu o valor sugerido pelo compositor, alegando que "isso poderia caracterizar enriquecimento ilícito".

Texto Anterior: Acidente mata pelo menos 15 em SP
Próximo Texto: Irmão de Izar incentiva ambulante ilegal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.