São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro é o mais velho campeão

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao conquistar o título de campeão brasileiro dos pesos moscas-ligeiros, em setembro, José Nunes de Morais, 51, tornou-se a pessoa mais velha a ganhar um título no boxe profissional.
O feito foi confirmado por especialistas, como o norte-americano Herbert G. Goldman, historiador de boxe e editor da revista "International Boxing Digest", ao ser informado sobre a conquista.
"Nunca ouvi falar sobre uma pessoa com essa idade conquistando um título profissional.", afirma Goldman. "Archie Moore e George Foreman foram campeões mundiais em idade avançada, mas antes dos 50 anos."
O que Morais chama de "o melhor momento de minha vida" aconteceu no dia 1º de setembro, quando venceu Ronaldo Silva, 31, por nocaute técnico. Pela luta, válida pelo título da Confederação Brasileira de Boxe Profissional (uma das duas entidades que controlam o boxe no Brasil), Nunes não recebeu um centavo.
"Aquela não era a luta principal da programação e, por isso, não recebi pagamento. Mas sabia que se ganhasse, as oportunidades surgiriam", diz Morais, que começou a carreira, como amador, em 1969.
O próximo combate do "vovô" Morais, que tem oito lutas como profissional (sete vitórias e uma derrota), deve acontecer dia 8 de dezembro. Ele disputa o título da Comissão Mundial de Boxe, entidade sem muita expressão.
"É um título 'menor', mas em posse desse cinturão ele pode desafiar outros campeões", explica Mauro Katznelson, empresário de Morais. "Ele está muito animado com essa possibilidade."
O sonho de Morais, porém, não deve se concretizar. As principais entidades do boxe ignoram a existência dos organismos mais novos.
"Se não der para desafiar outros campeões, tudo bem. Sei que minha história inspira as pessoas", diz o pugilista, que motivou-se a retornar aos ringues, após um hiato de quase vinte anos, ao assistir algumas vitórias de Foreman.

Texto Anterior: Oscar faz mais de 50 em 4 jogos seguidos e diz estar em 'êxtase'
Próximo Texto: Entidade rival afirma estranhar progresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.