São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como conciliar a enxurrada de provas

GIOVANA GIRARDI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os vestibulares já estão começando, e suas provas finais do colégio ainda nem terminaram. Antes mesmo de entrar na faculdade você precisa conseguir sair do colégio. Fácil? Nem tanto.
Pablo Paulino Lopes, 21, que o diga. Ele foi reprovado no 3º colegial, ao mesmo tempo em que era aprovado na Fuvest, em agronomia na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). "Passei o ano sem estudar, mas ia bem nos simulados do cursinho. Acabei relaxando. No vestibular, cai matéria dos três anos do colegial, e na escola eu só estava aprendendo a matéria do último ano", conta ele.
Pablo acabou refazendo o último ano do colégio e foi mais uma vez aprovado na Fuvest.
Mas ser aprovado duas vezes não acontece com todo mundo. Para o coordenador-geral do colégio e curso Objetivo, Antonio Mario Salles, o ideal é conciliar as provas finais com o estudo para o vestibular. "As últimas provas se referem às matérias do último bimestre, e estudar para elas é estudar automaticamente para o vestibular", afirma.
Quem precisa de nota entende o dilema. Domingos Pereira Jr., 17, Renata Cussigh, 17, e Djanira Rengifo, 17, estudam no colégio Agostiniano Mendel e têm em comum o fato de precisarem de notas altas para passar de ano.
"Ainda não fechei em nenhuma matéria. Com isso, junta o nervosismo das provas do colégio com as do vestibular", afirma Renata, que presta para arquitetura. No Mendel, as provas vão até o dia 29 de novembro.
Djanira, que presta fisioterapia na Fuvest, está tentando organizar o calendário: "De segunda a quinta eu estudo todas as matérias e de sexta a domingo reforço as que preciso de nota".
Para Domingos, que tenta uma vaga em direito, o melhor é estudar para as provas do colégio. "Se não der para entrar em uma universidade pública, pode dar em uma particular", diz.
Para liberar mais cedo os alunos para as revisões, alguns colégios antecipam o calendário, como o Bandeirantes, que encerra as provas no dia 14 de novembro. Com isso, os alunos relaxam e até comemoram.
Fernanda Benatti, 17, por exemplo, que presta medicina, foi fantasiada para a escola na última semana de aula.

LEIA MAIS sobre escola versus vestibular na pág. Esp. 6

Texto Anterior: Conceitos de cinemática - 2
Próximo Texto: CALENDÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.