São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galileu é pai da mecânica

LEANDRO ANDRÉ DE SOUZA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quando falamos em mecânica, lembramos do italiano Galileu Galilei (1564-1642). Ele estabeleceu a lei da queda dos corpos, afirmando que, quando um corpo está caindo livremente, sua aceleração (g) é constante e é a mesma para todos os corpos.
Movimento vertical no vácuo
A queda livre (quando o corpo é abandonado no vácuo -ação da resistência do ar desprezível) e o lançamento vertical (apresenta uma velocidade inicial vertical são tipos de movimento vertical no vácuo.
Nesses casos, a aceleração é a da gravidade -g-, considerada constante, tomada ao nível do mar, a uma latitude de 45º e vale 9,80665 m/s2.
Num lançamento na vertical e na queda livre, o sinal da aceleração escalar é determinado pela orientação da trajetória e não depende do fato de o corpo estar subindo ou descendo.
Subir ou descer está associado ao sinal da velocidade escalar. Portanto: trajetória para cima, a = -g; trajetória para baixo, a = +g; subida, movimento retardado; descida, movimento acelerado; ponto mais alto (hmax), mudança de sentido (V = 0).
As funções são as mesmas do MUV (Movimento Uniformemente Variado), lembrando que no lugar de a, entra + ou - g, e que o espaço (s) é a altura (h).

Texto Anterior: VEJA SE APRENDEU
Próximo Texto: Domínios morfoclimáticos do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.