São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-detenta revela o cárcere em 'Jordan'

LEONARDO CRUZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No palco, uma mulher relembra as principais passagens de sua vida, entre as quais, o momento em que matou o próprio filho. Ao fundo, ouve-se a música-tema de "Dumbo", clássico animado dos estúdios Disney.
É esse clima de contraste aparente que o diretor Mário Bortolotto pretende dar ao espetáculo "Jordan", de Anna Reynolds, que estréia hoje na sala Paulo Emílio do Centro Cultural São Paulo.
O monólogo de 50 minutos, encenado no Rio em 95, traz Lucimara Martins no papel de Shirley Jones, jovem que aguarda presa o resultado de seu julgamento por assassinato. A autora inglesa Anna Reynolds, que passou três anos presa por matar sua mãe, dividiu cela com Jones e, quando foi libertada, decidiu contar a história de sua ex-companheira de presídio.
Para tentar entender melhor a vida dessa mulher encarcerada, a atriz Lucimara Martins, que também produz a peça, tem feito visitas constantes a presídios e, atualmente, coordena uma oficina de interpretação com um grupo de detentas da Casa de Detenção Feminina do Tatuapé.
"A entrada no presídio mudou minha visão do espetáculo", afirma Martins. "Apesar de todo o sofrimento, as mulheres presas têm senso de humor, esperança e mais vontade de viver do que muita gente aqui fora", completa.
Antes de cada apresentação, serão exibidos eslaides da Casa de Detenção do Tatuapé e de algumas de suas detentas. "A idéia é mostrar ao público um pouco do universo do cárcere feminino", diz Lucimara Martins.
Segundo Mário Bortolotto, a montagem sofreu várias alterações em relação ao espetáculo apresentado no Rio em 95. "Nós mudamos a trilha sonora e a iluminação. Além disso, o figurino e o cenário também estão diferentes", afirma.
Sobre o motivo de utilizar a música de "Dumbo" no começo e no final de uma peça que fala sobre uma presidiária, Bortolotto diz que a idéia é envolver com leveza uma história de dor e crueldade.

Peça: Jordan, de Anna Reynolds
Quando: qui., sex. e sáb., às 21h30; dom., às 20h30; de hoje a 14 de dezembro
Onde: Centro Cultural São Paulo - sala Paulo Emílio (r. Vergueiro, 1000, tel. 011/277-3611)
Quanto: R$ 12 e R$ 6 (estudantes)

Texto Anterior: Obra une vozes leves e orquestração pesada
Próximo Texto: Peça será encenada em presídios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.