São Paulo, quinta-feira, 6 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY inspira polícia paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

Para tentar combater a criminalidade na região central da cidade de São Paulo, a Polícia Militar paulista realizou, no primeiro semestre deste ano, a chamada Operação Centro, que acabou sendo conhecida como "tolerância zero", por ter sido inspirada, em alguns pontos, na ação desenvolvida pela polícia de Nova York.
O objetivo principal era combater pequenos delitos. Para isso, os policiais intensificaram o patrulhamento em cruzamentos na região central e nas zonas leste e sudoeste da cidade.
Essa estratégia -coibir pequenos delitos para desestimular os grandes- é uma dos principais pontos da política de segurança público do prefeito Rudolph Giuliani, que reduziu drasticamente a criminalidade em Nova York e ajudou o prefeito a se reeleger.
Os meninos e adolescentes de rua da capital paulista foram levados para entidades assistenciais pelos PMs.
Os moradores de rua foram encaminhados para albergues da prefeitura e de entidades assistenciais.
O comando da ação ficou a cargo do CPChoq (Comando de Policiamento de Choque.
O então comandante da tropa de choque, coronel Carlos Alberto de Camargo, atual comandante-geral da PM, chamou o Ministério Público, o SOS Criança e outras entidades e instituições para acompanhar a operação.
Baseado na experiência da Operação Centro, Camargo, ao assumir o comando da corporação, implantou em São Paulo a chamada Operação Metrópole, muito parecida com a ação do primeiro semestre.
A Operação Metrópole também consiste em intensificação do patrulhamento em determinados pontos da cidade, principalmente cruzamentos. A ação, que acontece uma vez por semana, acabou sendo ampliada para todo o Estado.
Além dos policiais que realizam o patrulhamento de rua normalmente, a operação conta com funcionários do setor administrativo, inclusive oficiais graduados.
Diferentemente da polícia de Nova York, porém, a PM paulistana ainda não teve aumento significativo no número de policiais e modernização no aparelhamento.

Texto Anterior: Liberalismo e moralismo vencem eleições
Próximo Texto: Ieltsin afasta magnata do Kremlin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.