São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Faltam verbas, diz presidente
DA REPORTAGEM LOCAL A Folha relacionou algumas perguntas e reivindicações normalmente apontadas por adolescentes infratores em ocasiões de rebelião. As questões foram respondidas pelo presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Eduardo Roberto Domingues da Silva.* Folha - A principal reclamação dos infratores é quanto a superlotação das unidades da Febem. Como resolver esse problema? Eduardo Roberto Domingues da Silva - A superlotação é um fato que existe. De um ano para cá, a lotação aumentou 50% nas nossas unidades. Precisamos de verba para construir novas unidades. Folha - Além disso, o que mais pode ser feito? Silva - O problema não se resolve só com novas casas de recolhimento. É preciso observar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e internar apenas aqueles casos mais graves. Poderíamos ter uma redução de 20% das unidades caso fossem colocados em liberdade os menores que cometeram infrações leves. Folha - Os adolescentes costumam criticar a alimentação. Silva - A alimentação oferecida em nossas unidades melhorou muito. Sobre a suposta violência, principalmente de monitores? Silva - Nós usamos todos os instrumentos para coibir os prováveis casos de violência. Na nossa administração já ocorreram casos exemplares de funcionários punidos em razão de algum caso de violência. Folha - Os menores infratores reclamam, com frequência, da qualidade das roupas que têm de usar e que ficam até uma semana com as mesmas peças. Silva -Temos um estoque razoável de roupa. Não é verdade que os adolescentes ficam até uma semana com a mesma roupa. Elas são trocadas de dois a três dias. Folha - Não os menores, mas autoridades e membros do legislativo costumam criticar os gastos da Febem com cada criança ou adolescente internado. Silva - A alimentação, os medicamentos e as equipes de médicos, psicólogos e de segurança são em número muito maior na Febem do que no sistema prisional, por exemplo. Por isso a diferença de custos. Além disso, o atendimento 24 horas dos menores e a escala de revezamento dos funcionários acabam encarecendo o serviço. Texto Anterior: Choque invade Febem e acaba com motim Próximo Texto: Superlotação aumenta 50% em um ano Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |