São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mães ficam desesperadas

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

As mães dos menores internados no complexo da Imigrantes ficaram desesperadas e tentaram derrubar o alambrado da unidade quando os garotos foram conduzidos, apenas trajando cuecas, por funcionários da unidade, acompanhados por soldados da tropa de choque, para um ginásio de esportes dentro do complexo.
"Vão matar nossos filhos. Seus covardes, vão bater nas suas mães", gritava Analdina Alves dos Santos, 51, para os policiais e monitores.
Era possível ver os garotos sendo conduzidos seminus através da cerca de tela de metal.
"Por que vocês não vão tirar a roupa do governador? Deixem nossos filhos em paz. Onde está o juiz-corregedor?", dizia o metalúrgico José Pereira dos Santos, 50, que tem um filho de 17 anos internado há três dias na Imigrantes.
"Isso aqui (o complexo da Imigrantes) é a universidade da bandidagem. O garoto que cometeu um pequeno delito entra inocente e sai perigoso", afirmou Santos.
Dez mães tentaram derrubar uma parte do alambrado de dois metros de altura que delimita o complexo da Imigrantes, mas, quando as estacas que o segura já estavam quase no chão, aproximaram-se funcionários e PMs da tropa de choque que pediram para elas se afastarem.
"A Justiça é incoerente. Meu filho tem problema com drogas. Pois bem, eu consegui uma clínica para tratá-lo. Paguei R$ 900 adiantados, mas o juiz insiste em manter o meu filho preso nesse lugar. Dessa forma ele não vai se recuperar, muito pelo contrário", disse Virgínia Alvarenga, que tem um filho de 17 anos recolhido na Imigrantes.
OAB
Segundo o presidente da Comissão de Defesa da Criança da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Carlos Eduardo Di Pietro, os garotos foram levados para o galpão para tomar lanche e esperar possível remoção.
Segundo Di Pietro, muitos garotos afirmaram que apanharam de monitores antes e durante a rebelião. "A violência que teriam sofrido antes da rebelião teria sido uma das causas do desencadeamento da revolta."
(AL)

Texto Anterior: Superlotação aumenta 50% em um ano
Próximo Texto: Incidente é o 4º desde domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.