São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997 |
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Paraná 'paga' US$ 10 mi por fábrica JOSÉ MASCHIO JOSÉ MASCHIO; FERNANDO MENDONÇA
O governo do Paraná se comprometeu a desembolsar US$ 10 milhões para a Detroit Diesel Corporation -empresa do americano Roger Penske- produzir motores no Estado. O Paraná se compromete ainda a pagar US$ 3.000 por emprego gerado pela Detroit Diesel Motores do Brasil, que irá produzir motores para a montadora Crysler na região metropolitana de Curitiba. Roger Penske, mais conhecido no Brasil por ser dono da equipe de Fórmula Indy de pilotos brasileiros como Emerson Fittipaldi e André Ribeiro (contratado para a próxima temporada), anunciou ontem em Curitiba que os investimentos iniciais de sua empresa serão de US$ 30 milhões no Brasil, devendo chegar a US$ 130 milhões em cinco anos. A Diesel Corporation se instalou em uma área de 30 mil metros quadrados na cidade industrial de Curitiba com o nome de Detroit Diesel Motores do Brasil e uma situação invejada por empresários brasileiros. Além de US$ 10 milhões recebidos (que serão pagos em moeda nacional sem juros ou correção monetária em 31 de março de 2007) e do pagamento de US$ 3.000 por emprego gerado até o limite de 180 (o máximo de empregos que serão gerados de acordo com o protocolo assinado entre o governo do Paraná e a Detroit), a empresa de Penske terá vários benefícios fiscais. O Paraná concede liberdade fiscal para a Detroit Diesel Motores do Brasil só pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) quando efetivamente vender um de seus produtos. A empresa se compromete, "mantido o atual quadro de estabilidade político-econômica do país", a produzir cerca de 56 mil motores por ano, conforme o protocolo assinado. "Secretário não se recorda" O secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Nelson Justus, disse ontem à Agência Folha não se recordar dos termos do protocolo do acordo entre a Detroit Diesel Motores do Brasil e o Estado. "Você não tem idéia de quantos protocolos passam pelas minhas mãos todos os dias", disse o secretário. "E esse da Detroit foi assinado em fevereiro, se não me engano" (o documento foi assinado em 4 de fevereiro deste ano). Segundo Justus, os incentivos dados pelo governo do Estado à Detroit são os mesmos já concedidos a pelo menos "duas dezenas" de outras empresas paranaenses. Ele preferiu não mencionar o nome de nenhuma dessas empresas. Justus disse ainda que o Paraná não concedeu nenhum incentivo financeiro à Detroit. "Nosso único incentivo foi fiscal, com a dilatação (do prazo) para o recolhimento do ICMS", afirmou. Colaborou Fernando Mendonça, da Agência Folha, em Curitiba Texto Anterior: Dólar fica próximo ao teto da minibanda Próximo Texto: Brasil e AL ficarão com 20% do total produzido Índice |
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