São Paulo, sexta-feira, 7 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE IVONE LARA A DAÚDE

ANA CRISTINA PESSINI

São Paulo é a sede do Encontro da Cultura Brasileira. Painel da miscigenação que o país representa e, consequentemente, de suas manifestações, a cidade foi escolhida para receber a segunda edição do megaevento, que acontece a cada dois anos.
Dois dos destaques da programação musical do Encontro são o concerto Cantoras Negras Brasileiras, no Memorial da América Latina e o Grande Show de Música Popular Brasileira, no Fundão da Barra.
O primeiro marca um momento histórico na MPB, com a reunião de 22 cantoras, representantes de diferentes gerações e estilos da música negra brasileira. Entre as participantes estão desde as "pilares" Alaíde Costa, Elza Soares, Jovelina Pérola Negra, D. Ivone Lara e Carmem Costa até os novos talentos, como Margareth Menezes, Daúde e Virgínia Rodrigues, além de Rosa Marya Colin, Zezé Mota, Sandra de Sá e Leci Brandão.
Já o segundo, terá as apresentações de Chico César com Thaíde e DJ1, Carlinhos Brown, Zélia Duncan, Alceu Valença, Demônios da Garoa, Beth Carvalho, Dominguinhos e Orquestra Jazz Sinfônica, seguidos de um "grande baile" com Zeca Baleiro e as bandas Mafuá e Farinha Seca.
O ponto de partida para a idealização do projeto, segundo seu coordenador e secretário de Apoio à Cultura, José Álvaro Moisés, é a convicção de que, apesar de o Brasil possuir um panorama cultural rico, a maioria dos brasileiros não conhece esse conjunto, o que significaria um empobrecimento cultural do país. "Quanto maior for a difusão cultural mais facilmente se criará uma identidade nacional, indispensável para a defesa da cidadania", afirma Moisés.

CONCERTO DAS CANTORAS NEGRAS BRASILEIRAS - Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, região noroeste, tel. 823-9611). 800 lugares. Dom.: 21h. Ingr.: R$ 2. Estac. (R$ 10).
GRANDE SHOW DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - Fundão da Barra (av. Nicolas Boer, 100, Barra Funda, região noroeste, tel. 872-6355). 20.000 lugares. Amanhã: 20h30.

Texto Anterior: "Miramar" retrata artista quando jovem
Próximo Texto: Fernanda Abreu mostra "Raio X"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.