São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Energia do espaço

Para Aleksander Serebrov, a coisa mais importante da pesquisa espacial deve ser resolver a falta de energia elétrica na Terra. Ele diz que o espaço tem muita energia, e o projeto para o aproveitamento da energia já está pronto. "Só falta dinheiro", afirma.
Serebrov diz que o aproveitamento da energia espacial poderia ser feito por meio de painéis e concentradores solares ou de usinas térmicas.
No caso dos painéis e concentradores solares, seria um espelho parabólico que concentraria a energia do Sol, provocando calor. Esse calor faria girar uma turbina e, com isso, a energia elétrica seria produzida.
No caso das usinas térmicas, o processo seria semelhante ao utilizado pela usinas térmicas da Terra. Só que o calor produzido por essas usinas seria lançado no espaço, evitando a produção de calor na Terra.
Essas usinas também não poluiriam a Terra, pois elas não jogariam dióxido de carbono (gás poluente) no meio ambiente, como as usinas térmicas terrestres. "Isso é 21 vezes mais puro", afirma.
Segundo Serebrov, tanto no caso das usinas térmicas quanto no caso das solares, todo o equipamento necessário à produção de energia ficaria no espaço. E uma torre de macroondas ligada às usinas espaciais mandaria energia elétrica à Terra.

Texto Anterior: Brasileiros devem ir ao espaço
Próximo Texto: Ele lia livros de história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.