São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O trabalho do ilustrador

Orlando, 38, autor das ilustrações de "Histórias de um Pequeno Astronauta", conta como é o seu trabalho.
*
Folhinha - Como foram feitas as ilustrações para o livro?
Orlando - Christiane, a autora, me apresentou o texto e a partir dele eu fiz as ilustrações. O que eu achei mais legal nesse livro foi o tamanho dele, uma idéia da editora. É um livro para se ler no chão, mergulhar nele. Outra coisa interessante é que os desenhos foram feitos à mão. O computador é um grande instrumento hoje, ele facilita muito, mas eu acho que, quem gosta de desenhar à mão, não deve abandonar isso. É um grande prazer.
Folhinha - O personagem da história é fascinado pelo céu. O Universo também desperta sua imaginação?
Orlando - Sim. Quando criança, eu também sonhei ser um astronauta, um cientista. Olhar o céu sempre nos leva a pensar sobre a vida, o infinito, buracos negros e coisas assim.
Folhinha - Há quanto tempo você é ilustrador e como tudo começou?
Orlando - Desde criança eu desenho muito e, após um curso técnico de artes gráficas, não há escolas específicas para ilustradores. Eu juntei alguns desenhos e procurei as editoras. Acabou dando certo, sou ilustrador há 20 anos.
Folhinha - Que dicas você daria para alguém que quer ser ilustrador?
Orlando - Primeiro desenhar muito e muito. Segundo, olhar muito, ver pinturas, ir à museus, isso educa os olhos. É copiando que acabamos descobrindo nosso jeito, nosso estilo. Terceiro, procurar ler sobre o assunto, estudar e conhecer as técnicas.

Texto Anterior: Viagens pelo espaço
Próximo Texto: A maior aventura da Terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.