São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pilotos-astronautas

MARILENE FELINTO

Os sete primeiros astronautas americanos eram pilotos de avião. Depois de passarem por vários testes, eles foram escolhidos para pilotar as missões do programa Mercury, no qual os astronautas eram escalados para irem sozinhos ao espaço.
Alan Shepard foi o primeiro a ir e Gordon Cooper o último astronauta americano a seguir sozinho para o espaço, em 15 de maio de 1963.
Seis anos depois, veio a missão espacial que mais impressionou o mundo. No dia 16 de julho de 1969, os americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins partiram em direção à Lua.
Depois de quatro dias de viagem, a bordo do módulo lunar da Apolo 11, Armstrong e Aldrin tocaram o solo lunar, enquanto Collins pilotava o módulo de comando.
Armstrong foi o primeiro a descer. Com o pé esquerdo, ele tocou o solo da Lua. "Um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade", disse ele, num acontecimento transmitido pela TV para milhões de pessoas em todo o planeta. Depois caminhar por cerca de 18 minutos na Lua, Aldrin se juntou a Armstrong para explorar o solo lunar por cerca de duas horas.
Quando a cápsula que os trazia caiu no oceano, de pára-quedas, eles já eram admirados em todo o mundo.
(MF)

Texto Anterior: A maior aventura da Terra
Próximo Texto: Brasileiros devem ir ao espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.