São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nordestinos chegam com teatro e dança

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

A dança e o teatro do Nordeste tomam conta do Encontro da Cultura neste fim-de-semana. Grupos vindos do Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia se apresentam hoje e amanhã no Memorial da América Latina, estação Júlio Prestes e Sesc Pompéia.
O grupo Boi Barrica (MA) dança as coreografias "Bicho Terra" e "Boizinho Barrica" e quer distância da pecha de folclórico. "No Brasil, classifica-se como folclórico tudo o que é desconhecido do restante do país", afirma o diretor José Pereira. "A cultura popular é uma mina a céu aberto, e já está na hora de conquistarmos um espaço menos estigmatizado."
O Boi Barrica atualiza ritmos do Carnaval de rua de São Luiz do Maranhão, como marchinhas, baralhos e ritmadas. Há 12 anos, o grupo pesquisa a transposição desses sons tradicionais para instrumentos eletrônicos. "Não utilizamos só o som acústico. Temos contrabaixo, banjo e acordeão amplificados", afirma Pereira.
O grupo -cujo elenco tem 40 artistas, entre ritmistas, cantores e dançarinos- já se apresentou na Alemanha, França, Canadá, Japão e Estados Unidos.
O Grupo Trapiá de Danças mostra "Chegança, um Auto Nordestino", em que usa ritmos juninos, natalinos e carnavalescos para narrar a história do bumba-meu-boi. O espetáculo, apresentado na Espanha e no Peru, inclui frevo, xaxado, coco e ciranda.
O pernambucano Antônio Nóbrega integra o grupo do Nordeste com seu teatro Brincante, de raízes populares. Por fim, o Balé do Teatro Castro Alves, da Bahia, dança "Sonhos de Castro Alves", no Memorial.
Música brasileira
Hoje, a programação inclui um show de MPB no Fundão da Barra Park Show (r. Nicolas Boer, 100), às 20h30. Participam Carlinhos Brown, Dominguinhos, Chico César, Zélia Duncan, Alceu Valença e Beth Carvalho, entre outros.

O quê: cultura nordestina no Encontro da Cultura Brasileira 1997
Grupos: Balé Popular do Recife e Orquestra Perré Bumbá (hoje, 12h, estação Júlio Prestes); Boi Barrica, do Maranhão (hoje, 15h, Memorial; amanhã, 15h, Sesc Pompéia); Trapiá de Danças (PE) e Caboclinho Sete Flechas (hoje, 17h, Memorial); Harém, do Piauí (hoje, 21h, estação Júlio Prestes); Balé do Teatro Castro Alves, da Bahia (hoje e amanhã, 21h, Memorial); Antônio Nóbrega (amanhã, 16h30, Sesc Pompéia)
Onde: estação Júlio Prestes (r. Mauá, 51, tel. 011/223-7211); Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 011/823-9721); Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 011/871-7700)
Quanto: entrada franca (exceto para o Balé do Teatro Castro Alves, R$ 2)

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Programação ao ar livre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.