São Paulo, sábado, 8 de novembro de 1997 |
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Mostra ilustra a África brasileira
CASSIANO ELEK MACHADO
Ao longo da história, os chamados afro-brasileiros conviveram com milhares de episódios como esse, restritivos à expressão de seus universos simbólicos. Mas, como ilumina o dito popular, iam os anéis, mas ficavam os dedos. Com cerca de 300 obras, "Arte e Religiosidade no Brasil: Heranças Africanas" começa hoje na sede da Pinacoteca do Estado no parque Ibirapuera para mostrar o que essas "mãos sem anéis" deixaram em nossa cultura. A exposição faz mais do que reunir obras de arte que cruzem traços de religiosidade e a "ascendência" africana. Organizada como um panorama amplo da sobreposição desses fatores, a mostra vai além das gravuras, esculturas, fotografias e instalações de artistas do porte de Mestre Didi, Rubem Valentim, Pierre Verger e Ronaldo Rêgo. Como se propõe a uma "arqueologia" da construção da nossa identidade, a exposição, com curadoria de Emanoel Araújo e Carlos Eugênio de Moura, se estende para a reprodução de "altares" de rituais religiosos afro-brasileiros. Lado a lado, estão elementos de culto a orixás e a santos católicos negros. Dessa contraposição, assim como do convívio do religioso com o artístico, é que emanam os elementos de identidade que formam nossa herança africana. A vizinhança da arte criada como arte e de objetos de cunho religioso não causa estranheza. Assim como defendem grande parte dos estudiosos de religiões africanas, nelas o sagrado invade a totalidade da experiência do mundo. "Arte e Religiosidade no Brasil" parece consentir. Mostra uma arte indissociável do sagrado, bem como o sacro inseparável do artístico. Exposição: Arte e Religiosidade no Brasil: Heranças Africanas Quando: hoje, às 16h; ter a dom, das 10h às 18h; até 14 de dezembro Onde: Pinacoteca no Parque - pavilhão Padre Manoel da Nóbrega (parque Ibirapuera, entrada pelo portão 10, tel. 011/549-8073) Quanto: de R$ 2 a R$ 5 (grátis às sextas) Texto Anterior: Programação ao ar livre Próximo Texto: Agora só não goza quem não quer, Parte 2! Índice |
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