São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto é usado no dia-a-dia

EUNICE NUNES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Código Civil é um estranho para a maioria dos brasileiros. Mas ele está presente em quase todos os atos do dia-a-dia das pessoas. Rege até as relações mais íntimas, como as de marido e mulher.
Ele trata das relações contratuais, classifica as diferentes classes de bens, dispõe sobre propriedade e posse, sobre casamento, adoção, relações de parentesco, herança e muitas outras coisas.
Determina, por exemplo, a partir de que idade as pessoas podem se casar. Às mulheres só é permitido o casamento depois dos 16 anos e, aos homens, depois dos 18. Mesmo assim, só com autorização dos pais ou responsáveis.
Antes dessa idade, o casamento só será possível mediante autorização judicial, e ela será sempre uma exceção. Com menos de 14 anos, nem pensar em autorização.
Além da idade, o Código Civil estabelece outros 15 impedimentos ao casamento, assim como várias hipóteses de anulação.
Não podem casar, por exemplo, o adúltero (homem ou mulher) com o (a) amante, condenados pelo crime de adultério.
Entre as possibilidades de anulação do casamento está a do engano quanto à identidade do outro e sua honra. É o caso em que um descobre que o outro é homossexual, ou quando há gêmeos idênticos e um deles casa no lugar do outro.
É o código que estabelece quem tem direito ao que em caso de separação ou divórcio, e para quem, e em que medida, vai a herança.
No campo da propriedade, fixa as formas de aquisição do bem e os direitos e deveres que dela decorrem.
Você sabia que não basta comprar o imóvel para assegurar a propriedade? Largá-lo à espera de valorização pode ser perigoso. O código diz que o abandono e o perecimento do imóvel são causas de perda da propriedade.

Texto Anterior: Advogado quer atualizações
Próximo Texto: Profissionais preferem códigos específicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.