São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
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'Nova matemática' divide EUA

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

"O que aconteceria de tão horrível se os alunos não aprendessem divisão de números grandes? Por que ensinar raiz quadrada se calculadoras podem resolvê-las instantaneamente? Professores de matemática deveriam dar pontos aos alunos por tentarem?"
As perguntas do jornal ilustram a polêmica que o Conselho Nacional dos Professores de matemática dos EUA desencadeou com a publicação de novos padrões para o ensino da matéria.
"São 50 declarações sobre o que nós achamos que os estudantes têm que saber", disse ao "Wall Street" Thomas Romberg, professor de matemática da Universidade de Wisconsin.
Os padrões do conselho, explica o "Wall Street", propõem que os alunos, entre outras coisas, aprendam a trabalhar em grupo, fiquem à vontade com computadores e calculadoras, e expliquem suas respostas. Alguma coisa terá que ser cortada do currículo tradicional, observa o diário.
"Em Atascadero, Califórnia (Costa Oeste dos EUA), Madalyn McDaniel, mãe de duas crianças em idade escolar e que sempre gostou de matemática ela própria, foi assistir a uma aula em que se ensinava o teorema de Pitágoras de acordo com os novos padrões", relata o jornal.
"Não havia nenhuma ênfase em respostas corretas", disse ela ao "Wall Street". "Para não ferir a auto-estima das crianças, as respostas de todas eram discutidas e valorizadas igualmente."
Jogo de cartas
"McDaniel se tornou tão irritante para a escola que foram aprovadas novas normas sobre visita de pais", disse o jornal norte-americano. "Sem se dar por vencida, ela montou um comitê para reintroduzir as aulas de matemática normais -e dividiu a comunidade de sua cidade."
"O manual do conselho de professores sobre os novos padrões não ajuda a resolver os problemas", diz o "Wall Street".
"Em frases que pedem para ser parodiadas, o conselho defende a necessidade de as crianças desenvolverem 'poder matemático' e sugere que 'decorar um vaso com um padrão regular é fazer matemática"'. Um dos livros usados sugere até jogar baralho e dados como lição de casa.

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