São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Derrube os mitos

LAVÍNIA FÁVERO

Especialistas resolvem algumas dúvidas que aparecem quando o assunto é barriga:

Massagens e mesoterapia
"Vejo essas alternativas com uma certa desconfiança", diz Munir Cury, cirurgião plástico. O ortopedista Moisés Cohen, especialista em medicina esportiva, afirma que, mesmo que haja efeito, sempre será bem menor que o conseguido com dieta e exercícios.

Bebidas alcoólicas
"Achar que cerveja dá barriga é crendice, diz Cury. Não há nada que prove uma relação causa-efeito entre a cerveja gelada e o barrigão desagradável, mas não exagere: "Alguns líquidos podem ser retidos pelo organismo", diz Cohen.

Gordura localizada
Perder a barriga, ao contrário do que muitos pensam, não é assim tão difícil. "As gorduras mais resistentes são as do culote e as da face interna do joelho", diz Cury. Na opinião de Cohen, contudo, as gorduras abdominais estão entre as de mais difícil metabolismo.

Lipoaspiração
Sofrer uma cirurgia não garante uma vida livre de barriga para sempre. "Se a musculatura não for trabalhada, volta a ser flácida e a barriga cai", diz Cohen. Por isso, é sempre bom fazer exercícios. Munir Cury diz que, mesmo que se engorde depois da cirurgia, o "estrago" é menor, já que a lipoaspiração retira do organismo células de gordura que não vão se reproduzir mais.

Texto Anterior: Barrigas de fora
Próximo Texto: Plástico plástico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.