São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leitor da Folha é contra censura

DA REDAÇÃO

Pesquisa realizada pelo Datafolha entre assinantes da Folha revela que a maioria dos leitores (54,7%) é contra a implementação de algum tipo de censura prévia sobre a programação de TV. Declaram-se favoráveis ao controle prévio 45,3% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada nos dias 2, 3, 4 e 5 passados. Os entrevistados foram abordados por telefone e sorteados aleatoriamente dentro de um cadastro previamente montado de 8.000 assinantes de todo o Brasil, representativo do conjunto total dos assinantes do jornal.
A pergunta feita ao assinante foi diferente daquela dirigida à população de São Paulo, publicada no quadro ao lado. No primeiro caso, utilizou-se a expressão "censura", cuja carga semântica negativa (ligada ao regime autoritário) pode ter influenciado as respostas. No segundo caso, utilizou-se a palavra "controle".
Sobre a avaliação da programação da TV brasileira, 47,43% a consideram ruim (24,32%) ou péssima (23,11%). Apenas 2,12% avaliam os programas como ótimos, e 12,73% os consideram bons. A avaliação da programação como regular foi feita por 36,14%.
Sobre os programas dominicais, "Domingo Legal (do SBT) e "Domingão do Faustão" (Globo), 92,27% dos assinantes os consideram inadequados para crianças -29,39%, no entanto, dizem que permitem que seus filhos assistam a esses programas. 95,68% consideram que a TV, de modo geral, exerce algum tipo de influência sobre as crianças.

Texto Anterior: 75% dos telespectadores apóiam controle sobre TV, revela Datafolha
Próximo Texto: 'Faustão' é eleito o pior da TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.