São Paulo, domingo, 9 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seriados teens crescem nos EUA

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

Seriados teens podem não ser novidade nas telas norte-americanas, mas estão fazendo mais sucesso do que nunca. O mercado de TV dos EUA está abrindo cada vez mais espaço para os programas protagonizados por adolescentes em seu horário nobre.
Um dos que faz mais sucesso é "Buffy the Vampire Slayer" ("Buffy, a Caça-Vampiros"), que vai ao ar todas as segundas-feiras às 21h na Warner. No Brasil, o programa é exibido aos sábados, às 20h no canal Fox.
O seriado conta a história de uma adolescente que, nas horas vagas, tem que salvar o mundo do ataque de vampiros e outros monstros. Buffy estreou há pouco mais de quatro meses e já ganhou um bom número de fãs.
Só na Internet, são mais de 320 sites sobre o programa, muitos tendo como foco principal a atriz Sarah Michelle Gellar, que vive a heroína Buffy nas telas.
Segundo os sites especializados no programa, Buffy é a típica adolescente americana. Ela passa o programa todo tentando superar suas inseguranças e problemas.
A única diferença, porém, é que o processo é acompanhado por sua missão de livrar o mundo dos bebedores de sangue. Durante a aventura, é obrigada a mentir para a mãe, professores e amigos, pois não pode revelar seu segredo.
Outra teen que faz sucesso nas telas é Melissa Joan Hart, que vive a feiticeira Sabrina no seriado da rede ABC. "Sabrina the Teen-Age Witch", que foi exibida no Brasil pela Rede Globo, mostra o dia-a-dia e as dificuldades enfrentadas por uma bruxa adolescente.
Ao contrário do programa de Buffy, o da personagem Sabrina é uma comédia. No caso da caça-vampiros, tudo é muito dramático.
Entre os garotos, o que mais se destaca é o ator Fred Savage, que interpretava o personagem Kevin Arnould no seriado "Anos Incríveis", que foi exibido pela TV Cultura, pela Rede Bandeirantes e pelo Canal 21 no Brasil.
"Working", que estreou há menos de um mês, vai ao ar às quartas-feiras na rede NBC. O programa conta a história dos problemas enfrentados por um teen em seu primeiro emprego.
Perfil
A presença de teens em seriados de televisão não é novidade nos EUA. Alguns, como "Barrados no Baile", ainda fazem muito sucesso tanto no mercado americano como no brasileiro.
Uma das principais mudanças, segundo as redes de televisão que produzem esses programas, diz respeito ao perfil dos telespectadores.
Ao contrário de alguns anos, esse tipo de seriado não é apenas acompanhado por público na faixa etária entre 13 e 19 anos.
Com a chegada ao horário nobre, existem muito mais adultos assistindo aos seriados dirigidos aos adolescentes.

Texto Anterior: Fuso horário; Suspense; Acumulativo; Novo perfil
Próximo Texto: Série inglesa ironiza filmes de mistério
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.